Saúde

MT: 11 casos de Febre Oropouche em menos de 1 mês acendem alerta na saúde

Mato Grosso tem 11 casos confirmados de febre Oropouche vírus transmitido pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora – , conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (2). No mesmo dia, a Prefeitura de Cuiabá emitiu um comunicado afirmando que não há casos registrados na capital, mas que está em alerta sobre o risco de propagação da doença.

As cidades onde estão localizados os pacientes contaminados não foram informadas. Ao g1, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) disse que aguarda mais informações do Ministério Saúde sobre a doença, desde o dia que os casos foram confirmados.

Segundo o Governo Federal, o levantamento mostra que no dia 19 de março Mato Grosso tinha cinco casos confirmados de febre Oropouche. Uma semana depois, já haviam 11 registros da doença dentro do estado, um aumento de 120%.

Ainda conforme os dados divulgados, o Brasil registra mais de 3,3 mil casos confirmados da febre. Já no dia 19 de março, cerca de 2,5 mil casos foram registrados no país todo. O aumento no país foi de 27,9%.