Saúde

MPE apura responsabilidade de secretário de Saúde em morte de idoso

Foto: Portal Sorriso

O Ministério Público do Estado (MPE) apura a responsabilidade pessoal do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, na morte de um idoso em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste da Capital).

Segundo o promotor de Justiça Samuel Telles Cosa, o boletim da Secretaria de Saúde de segunda-feira (8) informava a existência de 120 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), no entanto, quando paciente diagnosticado com covid-19 precisou do leito, foi informado que não havia disponível.

“Registre-se que este agente ministerial também entrou em contato, por telefone, com o setor de regulação e obteve a mesma informação que fora repassada à gestora municipal. Ou seja, no sentido de que não há leitos de UTI disponíveis na rede pública, informação essa que foi reiterada até às 23h”, destacou o promotor em um trecho da ação.

O MPE chegou a entrar com uma ação para conseguir a UTI para o idoso, pedindo, em caráter de urgência, um leito de UTI e transporte área, sob multa diária de R$ 5 mil.

Apesar da decisão favorável para o pedido, o idoso acabou falecendo em Vila Bela da Santíssima Trindade. 

Texto: Redação Portal Sorriso com Assessoria