Agronegócios

Ministério irá propor importação de 400 mil toneladas de arroz com tarifa zero

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá propor ao Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) a importação de 400 mil toneladas de arroz com tarifa zero, para países de fora do Mercosul, até o dia 31 de dezembro. A informação foi confirmada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira (MDB-RS), ao Canal Rural no início da noite de terça-feira, 8.

A proposta deve ser analisada durante reunião extraordinária do Gecex que foi realizada na quarta-feira, 9. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Ribeiro, confirmou o agendamento. O secretário é um dos membros do comitê.

Após conversar com a ministra Tereza Cristina na tarde desta terça, Moreira explicou que a proposta será apresentada com intenção de aumentar a oferta de arroz no mercado e diminuir os preços do produto nas prateleiras.

“A data de 31 de dezembro como prazo final para a importação com taxa zero se deve ao fato de que, depois disso, começará a ser colhido o arroz em Santa Catarina e haverá mais oferta nacional”, pontuou o presidente da bancada do agro.