Saúde

Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra a Covid; Sorriso de fora

Foto: Ilustrativa

Um cruzamento de dados feito em duas bases de informações diferentes do Ministério da Saúde aponta que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas no Brasil, segundo notícia publicada nesta sexta-feira (2) pelo site da Folha de S.Paulo. De acordo com a reportagem, os imunizantes fora do prazo seriam provenientes de lotes importados da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ou adquiridos por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Conforme o Portal Sorriso apurou, no levantamento da Folha de São Paulo, em Mato Grosso, 20 municípios receberam o lote da AstraZeneca com o vencimento expirado. São eles: Várzea Grande, Poconé, Jangada, Paranatinga, Castanheira, Tabaporã, Juscimeira, Cuiabá, Mirassol d'Oeste, Dom Aquino, Pedra Preta, Rondonópolis, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Campo Verde, Apiacás, Alta Floresta, Comodoro, Primavera do Leste e Água Boa.

Na lista do Folha de São Paulo não consta nenhum município do Nortão, a exemplo de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sinop. Confira a lista que constam as cidades do Mato Grosso e a quantidade de doses vencidas na galeria de imagens.

Ao menos 158 doses vencidas da vacina da Astrazeneca foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde para Mato Grosso. Poconé  é o município que lidera na aplicação do imunizante fora do prazo de validade, com pelo menos 40 doses.

Deu no R7

O Ministério da Saúde informou, em nota, que nenhuma dose de vacina é entregue aos estados e Distrito Federal vencida. "A pasta acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas covid-19 recebidas e distribuídas pela pasta." Acrescentou, ainda, que "cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do ministério".

Conforme a reportagem, que compilou dados até 19 de junho, os imunizantes que tiveram prazo de validade expirado foram utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A cidade campeã de vacinas vencidas foi Maringá (PR), com a vacinação de 3.536 pessoas, seguida por Belém (PA), com 2.673; São Paulo, 996; Nilópolis (RJ), 852; e Salvador (BA), com 842. A Folha cita que as demais cidades tiveram menos de 700 pessoas vacinadas com imunizante vencido, ressaltando que a maioria não passou de 10 doses cada.

Segundo a reportagem, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios com prazo de validade vencido, embora não seja possível saber se elas foram aplicadas. O ministério nega.

No momento, a vacina da AstraZeneca é a mais usada contra a covid no país, respondendo por 57% de toda a imunização. Saiba mais aqui, no R7, site da Record TV.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), que responsabilizou, por meio de nota, as prefeituras municipais de administrarem as vacinas. Segundo a pasta, as doses são encaminhadas no prazo de validade para os municípios. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por sua vez, pontua que não aplicou as doses vencidas.  Após constatar no sistema, a pasta alega que o lote 4120Z005 chegou antes do prazo de vencimento. A baixa no lote foi registrada ainda no dia 10 de fevereiro, longe da expiração.

Veja a nota da SES-MT e da SMS na íntegra

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que encaminha as doses de vacina aos Escritórios Regionais e municípios em até 48h do recebimento da remessa e certifica que os imunobiológicos estão dentro do prazo de validade estipulado pelo fabricante. Contudo, o monitoramento da validade das vacinas deve ser realizado pelas gestões municipais, que também são responsáveis por elaborar estratégias para a imediata utilização das vacinas com prazos próximos do vencimento.

A SES-MT ainda esclarece que existe a possibilidade de ter ocorrido o registro tardio da vacinação. Nestes casos, o sistema pode apontar uma data de aplicação diferente da data que o imunizante realmente foi aplicado.

Ficamos à disposição. 

Cuiabá não registra nenhum caso de aplicação de vacina vencida

Em relação à suposta aplicação de doses vencidas da Astrazeneca em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

-A coordenação da campanha enfatiza que ninguém em Cuiabá recebeu aplicação de vacina vencida.

 -Uma alteração no Sistema do Plano Nacional de Imunização pode ter causado o erro. O lote 4120Z005, apontado pelo Ministério da Saúde, como usado após o vencimento, chegou a Cuiabá em 25/01/21 e, de acordo com a resolução da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, foi destinado inteiramente para a primeira dose;

 -A coordenação da campanha de imunização fez o rastreamento e constatou que as vacinas deste lote foram totalmente utilizadas em fevereiro. Foi dado baixa no lote em 10/02/21, portanto, muito tempo antes do vencimento.

-Por meio do levantamento dos dados, a coordenação da campanha constatou que as pessoas que tomaram a Astrazeneca após o dia 14 de abril foram para segunda dose. Essas aplicações aconteceram em 21/04 , 29/04 e 03/05. Os lotes de Astrazeneca aplicados nestes dias foram o 213VCD006W, com vencimento em 06/09/21 e 213VCD004ZVA, com vencimento em 02/09/21.