Geral

Mauro e governadores marcam data para definir possível “lockdown” no país

Foto: Repórter MT

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou, com outros 22 governadores, o pacto nacional para implantar medidas mais restritivas, nos estados. Conforme informou o líder do Fórum Nacional dos Governadores, o governador do Piauí, Wellington Dias, até o dia 14 de março, os governadores acertarão as medidas a serem implementadas, dentre elas um possível lockdown.

O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus, que já matou mais de 260 mil pessoas no país. Segundo Dias, ele e mais 22 governadores estão em acordo.
A assessoria de imprensa do governador do Piauí,  informou que a proposta foi feita por ele e, até o momento, apenas cinco estados não manifestaram uma posição favorável ao pacto, sendo eles: Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Acre e Roraima. No entanto, a consulta aos governadores continua em andamento.

A covid-19 avançou com números elevados de novos casos e mortes levando estados e municípios a adotarem medidas mais restritivas, como fechamento de atividades não essenciais e toque de recolher. 

Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) está ajudando na consulta para que possam fechar uma proposta. De acordo com ele, a previsão é que ela fique pronta segunda-feira.