Agronegócios

Mato Grosso tem leve redução no abate de gado mas abril registra recorde

As indústrias frigoríficas do Estado ampliaram o volume de gado abatido. Ao todo, foram 449,56 mil animais e as fêmeas mantiveram-se na liderança do maior volume pelo terceiro mês consecutivo e representaram 50,76% do total de animais destinados aos frigoríficos em abril. O balanço foi divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

A redução no volume de abates no último mês foi resultado do menor número de dias úteis ante a março (menos cinco dias no comparativo mensal). “Entretanto, em abril, o número de cabeças abatidas por dia aumentou 21,58% em relação a março com a média de 24,97 mil abates diários. Esses números reforçam a perspectiva do incremento sazonal na oferta de bois que ocorre no Estado no segundo trimestre. A quantidade de abates referentes a abril é maior que o mesmo mês desde 2019.

Desse modo, os preços do boi gordo tendem a se manter sob a pressão baixista no segundo trimestre, uma vez que na primeira semana de maio a escala de abates no Estado já é 22,74% maior que no mesmo período de 2022, dando sinais de um mercado bem ofertado, conclui o instituto.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)