Geral

Mato Grosso é 2º no país em agilidade na abertura de empresas

O Estado é o segundo no ranking nacional de tempo de abertura de empresas e tem 100% dos municípios integrados à Redesim e o desempenho positivo fez com que presidentes de Juntas Comerciais de sete Estados (Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) estivessem, ontem, em Cuiabá, conhecendo de perto o trabalho desenvolvido pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). Eles foram recebidos pelo governador Mauro Mendes, pelo vice-governador Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás.

Os presidentes conheceram o trabalho de coleta de dados, informações por meio do atendimento ao público e da plataforma da Jucemat.  O governador destacou, no evento, que a eficiência pública, transparência e planejamento das ações geram serviços melhores à população.  “Há 10 anos, o estacionamento da Jucemat era lotado, não cabia de tantas pessoas buscando atendimento. Agora, com um sistema moderno, rápido e eficiente, abrimos empresas em sete minutos. A população precisa dos serviços prestados pelo Estado. E o cidadão que paga seus impostos quer esses serviços custando menos e produzindo mais”, explicou.

O presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, enfatizou que Mato Grosso oferece atendimento digital de serviços, como para a emissão de alvarás aos 141 municípios, por exemplo.  “Agora, o governo estadual, em parceria com as prefeituras, oferece à população celeridade na emissão de alvarás de funcionamento para novos estabelecimentos, tudo integrado e automatizado, sem papel e sem burocracia. Uma empresa pode ser aberta no Estado em sete minutos e isso é uma vitória”, destacou.

A presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec) e presidente da Redesim Conectada, Carolina Monteiro, afirmou que o atendimento ao público empresarial e a integração do órgão com os munícipios se tornou exemplo para outras juntas comerciais. “A Jucemat tem um protagonismo muito forte no convênio Redesim Conectada, nasceu aqui e a gente levou para outros Estados essas ações desenvolvidas pelo Governo do Estado através de tecnologias, diálogos e empenho neste grande projeto”, declarou.

A informação é da secretaria estadual de Comunicação.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)