Geral

Mato Grosso: chuva irregular atrasa o plantio da soja e ameaça a segunda safra de milho

As chuvas irregulares em Mato Grosso já causam prejuízos aos produtores. O estado, que é o maior produtor de soja do Brasil, havia semeado apenas 60% da área prevista para a safra 2023/24 até o dia 20 de outubro.

O atraso no plantio da soja pode levar ao replantio em algumas áreas, o que representa um custo adicional para os produtores. Além disso, a janela de semeadura da segunda safra de milho também está ameaçada, já que a colheita da soja deve se estender até o final de novembro.

Em Paranatinga, região sudeste de Mato Grosso, as preocupações dos produtores são visíveis. O produtor Robson Weber, por exemplo, teve colheitadeiras danificadas em decorrência a queda do barracão, diante das fortes rajadas de vento. Disse o produtor ao Canal Rural.

Pode ser do seu interesse

abelha flor

Nova plataforma digital reúne tecnologias e serviços para criadores de abelhas

O governador Mauro Mendes palestrando no evento              Crédito - Lucas Rodrigues/Secom

Governador mostra potenciais de MT a investidores: “Podemos ter até uma 3ª safra”

Foto: Gov. MT

Produtores oferecem alimentos frescos e diversificados na 1ª Feira da Agricultura Familiar nesta quarta-feira (25)

ferrovia integracao centro oeste

Concessionária promove avanços nas obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste

Impactos na segunda safra de milho

A segunda safra de milho é responsável por cerca de 40% da produção nacional. O atraso no plantio da soja pode levar a um atraso na colheita, o que reduzirá a janela de semeadura do milho.

Além disso, a falta de chuvas pode prejudicar o desenvolvimento das plantas de milho, o que pode reduzir a produtividade.

Previsão de chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima da média em Mato Grosso até o final de outubro. No entanto, é importante ressaltar que as chuvas ainda são irregulares, o que pode continuar a causar problemas para os produtores.

Recomendações

Os produtores de Mato Grosso devem monitorar a previsão do tempo e tomar medidas para proteger suas plantações. Também é importante avaliar a possibilidade de replantio das áreas que não foram plantadas a tempo.