Geral

Marinha vai formar em Sorriso 30 comandantes de embarcações

A Marinha de Sinop ministrará dois cursos de formação de aquaviário, profissional que trabalha a bordo de embarcações, na função de marinheiro fluvial auxiliar de convés e de máquinas para 30 alunos de Sorriso, do dia 16 até 24, no auditório da secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Segundo o capitão da Marinha, Vinicius Celestino, o treinamento capacitará o aluno para ser comandante de embarcações de até 10 AB – arqueação bruta – equivalente ao tamanho da embarcação para atividade comercial. “O marinheiro auxiliar fluvial de convés ou marinheiro auxiliar fluvial de máquinas poderá exercer profissionalmente atividade de subalterno de quarto de navegação nas embarcações de qualquer AB que são utilizadas na navegação interior”, além de ficar apto a exercer “serviços gerais de convés nas embarcações de até 100 AB utilizados na navegação interior, que exercem atividade comercial”, no caso de balsas e transporte de mercadorias.

Após um ano de formado e desempenhando a atividade comercial, o aluno pode realizar o curso especial de segurança de embarcações de passageiros para transporte de pessoas, seja escolar, turismo ou travessia.

Em Sinop os mesmos cursos foram ministrados mês passado, também para 30 alunos. A partir do ano que vem, mais cidades do Nortão serão contempladas com os treinamentos.

Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)