Geral

Mais de 77% das crianças e adolescentes de Mato Grosso vivem na pobreza, diz Unicef

Em Mato Grosso, 77,3% das crianças e adolescentes vivem na pobreza, em suas múltiplas dimensões: renda, educação, trabalho infantil, moradia, água, saneamento e informação. É o que diz o estudo "As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil", divulgado nesta terça-feira (14) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O estudo indica a falta de acesso a saneamento como a dimensão que mais afeta crianças e adolescentes em Mato Grosso, com impacto em 67,1% de meninas e meninos, seguida pela privação de renda, estipulada em 24,1%.

A pesquisa cita ainda outras 5 dimensões da pobreza: São elas: falta de acesso à informação (11,1%); à moradia (7,3%); privação de educação (5,3%); trabalho infantil (5%) e água (3,3%). No total, 77,3% das meninas e meninos do estado são afetados por uma ou mais de uma dimensão da pobreza multidimensional.

“Os desafios são imensos e inter-relacionados. Para reverter esse cenário, é preciso políticas públicas que beneficiem não só as crianças e os adolescentes diretamente, mas também mães, pais e responsáveis, especialmente os mais vulneráveis”, afirma Liliana Chopitea, chefe de Políticas Sociais, Monitoramento e Avaliação da Unicef Brasil.

Segundo a Unicef, neste momento, em que presidente, vice-presidente, ministros, governadores, senadores e deputados iniciam novos mandatos, a organização alerta para a urgência de priorizar políticas públicas com recursos suficientes voltadas a crianças e adolescentes no País.

“A pobreza na infância e na adolescência vai além da renda. Estar fora da escola, viver em moradias precárias, não ter acesso a água e saneamento, não ter uma alimentação adequada, estar em trabalho infantil e não ter acesso à informação são privações que fazem com que crianças e adolescentes estejam na pobreza multidimensional”, explica Chopitea.

Sobre o estudo

O estudo apresenta dados até 2019 (trabalho infantil), até 2020 (moradia, água, saneamento e informação), até 2021 (renda, incluindo renda para alimentação) e dados até 2022 (educação).O estudo foi realizado pelo Unicef, com apoio da Fundação Vale.

O estudo foi realizado pelo Unicef, com apoio da Fundação Vale. Para analisar a pobreza multidimensional, foram utilizados dados oficiais, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), relacionados a sete dimensões: renda, educação, trabalho infantil, moradia, água, saneamento e informação.