Geral

Mais de 1,4 mil alvarás de construção já foram emitidos neste ano em Sorriso

A Prefeitura de Sorriso registrou, em junho, a marca de emissão de 1,4 mil alvarás de construção. Os dados, divulgados pela Secretaria da Cidade (Semcid), apontam ainda que deste montante, 98% dos processos já nasceram “on-line”, quando, no ato de solicitação, todas as plantas são enviadas de maneira digital.

Deste modo, os profissionais que analisam os projetos avaliam cuidadosamente cada detalhe e apontam as alterações que se fizerem necessárias, garantindo assim que a edificação esteja totalmente adequada ao Código de Obras do Município. Depois de tudo “nos conformes”, aí então é que precisam ser entregues na Semcid três vias do projeto impresso.

“A construção civil é extremamente aquecida em nosso Município, por isso, a demanda é constante e crescente para a análise de projetos”, destaca o titular da Semcid, Ednilson Oliveira. No ano passado, foram emitidos pela Semcid 1.952 alvarás, quase 20% a mais que os 1.682 de 2021. Os 1,4 mil até agora já equivalem a mais de 70% de todo o volume do ano passado. Ainda de acordo com a Semcid, 653 projetos estão atualmente em análise e outros 209 estão na fila.

Vale lembrar que é indispensável a emissão do alvará para a execução de obras e posterior obtenção do “Habite-se”, que é a garantia que o empreendimento tem condições para ser utilizado para fins residenciais, comerciais ou industriais. A ausência do documento pode implicar na paralisação do empreendimento, caso já tenha tido início e na aplicação de multas.