Política

Maioria dos deputados estaduais busca à reeleição em 2022

Maioria dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa (ALMT) vai buscar a reeleição nas eleições gerais de 2022, marcada para o dia 2 de outubro. Com isso, a aposta é que o Legislativo tenha uma baixa renovação de cadeiras este ano.


De acordo com o levantamento feito pelo Gazeta, dos 24 integrantes do parlamento, apenas os deputados Ulysses Guimarães (PTB) e Allan Kardec (PSB) deixam a Casa de Leis para tentar uma cadeira na Câmara de Deputados no pleito que se aproxima.


No quadro dos que buscam a renovação do mandato está o presidente do Parlamento estadual, deputado Eduardo Botelho (União), aliado do governador Mauro Mendes, do mesmo partido. O chefe do Legislativo foi eleito em 2014 e este ano pretende buscar a permanência no Poder pela terceira vez.


Na mesma linha, nomes que já possuem uma extensa carreira política, como o deputado Wilson Santos (PSB), também pleiteiam a permanência no cargo. Ex-prefeito de Cuiabá e ex-deputado federal, o parlamentar já foi candidato ao governo do Estado pelo PSDB em 2010. Eleito deputado pela primeira vez em 1990, pelo PDT, Wilson busca o quarto mandato como deputado.


Ainda há nomes conhecidos como a deputada federal Janaina Riva (MDB), única mulher eleita a ocupar uma cadeira na AL. Neste ano, ela busca renovar o mandato pela terceira vez, após a reeleição em 2018 como a mais votada. Inclusive, esse deve ser o último ano que Riva buscará ser escolhida para o mesmo cargo. No próximo pleito, a parlamentar já deixou claro que pretende alcançar voos maiores e disputar à deputada federal.


Ademais, outros nomes conhecidos dentro do parlamento como o primeiro-secretário deputado Max Russi (PSB), Lúdio Cabral (PT) e o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União) também buscarão a renovação do mandato.


Neste cenário também há situações atípicas, como a do deputado Gilberto Cattani (PSL), que será novamente “testado” nas urnas. O parlamentar ficou como suplente nas eleições de 2018 e assumiu a vaga após o falecimento do titular da cadeira, Silvio Fávero (PSL), em 2020 vítima da covid-19.

 

Veja a lista de deputados que buscam à reeleição:

1. Janaina Riva (MDB)

2. Elizeu Nascimento (União)

3. Sebastião Rezende (União)

4. Wilson Santos (PSB)

5. Faissal Calil (Cidadania)

6. Eduardo Botelho (União) 

7. Paulo Araújo (PP)

8. Dilmar Dal Bosco (União)

9. Xuxu Dal Molin (União)

10. Nininho (PSD)

11. Max Russi (PSB)

12. Thiago Silva (MDB)

13. Lúdio Cabral (PT)

14. Valmir Moretto (Republicanos)

15. Delegado Claudinei (União)

16. Dr. Eugênio (PSB)

17. Dr. Gimenez (PSD)

18. João Batista (Pros)

19. Valdir Barranco (PT)

20. Dr. João (MDB)

21. Gilberto Cattani (União)

22. Carlos Avallone (PSDB)


Candidatos à Deputado Federal

23. Ulysses Moraes (PTB)

24. Prof. Allan Kardec (PSB)