Polícia

Justiça mantém prisão de dono de distribuidora que aplicava golpe na AMBEV em Cuiabá

A juíza Suzana Guimarães Ribeiro, da 6ª Vara Criminal de Cuiabá, decidiu manter preso o empresário L.Q.G. Ele é o dono da distribuidora localizada no bairro Jardim Renascer, na Capital, com quem a polícia encontrou mais de R$ 1,3 milhão.

Ele foi preso em flagrante na manhã dessa quarta-feira (13), durante cumprimento de mandados da Operação Ceres, deflagrada pela Polícia Civil. O objetivo era desarticular uma associação criminosa que desviava cargas de bebidas da cervejaria Ambev.

Conforme o delegado Guilherme Bertolini, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, o dinheiro foi localizado escondido dentro de um cooler de cervejas, que ficava no quarto do empresário.

O empresário foi detido em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, contrabando e expor a venda produto alimentício falsificado ou adulterado.

A execução dos crimes contava com a participação de empregados, que atuavam nas funções de conferencistas, porteiros, motoristas, ajudantes de motorista, carregadores, entre outros. Conforme revelou a investigação, os funcionários que se recusavam a integrar o esquema eram ameaçados de morte.

Segundo o sistema de controle da cervejaria, o prejuízo foi estimado em quase R$ 12,8 milhões. Os números foram apurados nas diferenças de itens de estoque levantadas pela cervejaria no inventário mensal nos anos de 2021 e 2022.