Polícia

Juiz pede exame para atestar sanidade de homem que matou agente de saúde

A Justiça determinou a realização de exames periciais para avaliar a sanidade mental de Antônio Anderson Ferreira Lima. Ele é acusado de matar a agente de saúde Regy Rouse Lopes de Oliveira, de 51 anos, e esfaquear a médica gestante Jaqueline da Croce, durante um suposto surto psicótico em uma unidade de saúde de Primavera do Leste.

O documento foi assinado pelo juiz Alexandre Delicato Pampado, titular da Vara Criminal do município. “Considerando que há dúvidas a respeito da sanidade mental do acusado, se faz necessária a instauração do competente incidente, razão pela qual defiro o pedido formulado pela defesa e determino seja o denunciado submetido à exame médico-legal”, disse ele em trecho do documento.

O objetivo, conforme o magistrado, é “atestar a condição mental” do homem, tanto atual quanto no momento em que cometeu o crime.

Para isso, Alexandre Delicato estabeleceu alguns questionamentos a serem respondidos pelos exames periciais, tais como: "Se ele era capaz, ou não, de entender o caráter criminoso da ação enquanto ele a cometia? Se ele é portador de alguma doença mental, seja ela permanente ou transitória?"

O magistrado solicitou também a especificação do transtorno, caso ele seja especificado.

O caso

O crime aconteceu no dia 25 de agosto em uma Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), em Primavera do Leste (distante a 234 km de Cuiabá). 

A agente de saúde Regy Rouse foi ferida no tórax, chegou a ser atendida, mas morreu no hospital durante a noite. Já a médica, grávida de quatro meses, ficou ferida.

A médica foi esfaqueada quatro fezes, inclusive na barriga. Ela foi hospitalizada, passou por cirurgia e recebeu alta após uma semana de internação.