Agronegócios

JBS atinge 94% de conformidade nas compra de gado na Amazônia Legal

A JBS divulgou nesta quinta-feira (26) que atingiu 94% de conformidade no índice de compra de gado dos ciclos de auditorias da Amazônia Legal, organizado pelo Ministério Público Federal, no “TAC da Carne”, o termo de ajustamento de conduta firmado com empresas do setor.

Esse é o melhor resultado da empresa até o momento e é a primeira vez que o processo consolida resultados de quatro estados em que tem unidades – Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre – e também no Amazonas, onde a JBS não tem fábricas. Até 2022, somente os dados do Pará eram considerados.

No ciclo anterior, referente apenas ao território paraense, a JBS havia atingido 83,27%. Desta vez, o desempenho da empresa no estado igualou o resultado geral, com 94%.

“Estamos satisfeitos com a evolução. Mas nossa meta é atingir 100% de conformidade. O mais importante é que temos clareza sobre os caminhos que devemos tomar para chegar lá”, afirma a diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil, Liège Correia.

Monitoramento

A JBS utiliza há quase 15 anos um sistema de monitoramento geoespacial para garantir o cumprimento de seus critérios socioambientais, avaliando diariamente mais de 70 mil potenciais fornecedores de bovinos no Brasil. O sistema abrange 61 milhões de hectares, equivalente a praticamente três vezes o território do Reino Unido. O monitoramento garante que os fornecedores não atuam em áreas de desmatamento, terras indígenas, unidades de conservação ambiental ou territórios quilombolas, não utilizem mão de obra análoga à escravidão, nem possuam embargos ambientais.

De acordo com a empresa, entre os aprimoramentos adotados que devem se refletir na próxima auditoria, estão medidas como somente aceitar protocolos de projetos de regularização ambiental (PRA) com termo de compromisso assinado (em vigor desde novembro de 2021), além de melhorias no registro da documentação ligada ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e seus respectivos pecuaristas, adotados neste ano, que farão diferença adiante.

“Somente com essa gestão documental, que sempre precisa ser aperfeiçoada, teremos mais avanços nos resultados”, diz Correia.

Neste 1º ciclo contemplando as auditorias unificadas dos quatro estados da Amazônia Legal em que a JBS possui operações, o período de compras analisado correspondeu ao período de 1º de julho de 2020 a 31 de dezembro de 2021 para o Pará, Acre e Rondônia, e para todo o ano de 2021 em Mato Grosso. No próximo ciclo entrarão dados de 2022 em diante.

“Nós, da JBS, estamos convictos de que ninguém vai resolver essa questão sozinha. Não adianta nada possuirmos mais de 11 mil fornecedores bloqueados por irregularidades socioambientais se alguma outra empresa continuar comprando desses fornecedores. Por isso, defendemos um sistema público e nacional de rastreabilidade de gado bovino. O mesmo sistema, com as mesmas regras, para todos”, afirma a diretora de Sustentabilidade.