Geral

“Ir para incluir” supera expectativas de procura em Sorriso

“Superou nossas expectativas, voltamos para Cuiabá com a sensação de termos atendido bem a população de Sorriso”. É dessa forma que a coordenadora do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), Ivana Glaucia Barros, se despede de Sorriso depois de três dias do projeto “Ir para incluir” no Município.

Entre 28 e 30 de março, a equipe do Cridac realizou 101 atendimentos ortopédicos com avaliação para encaminhamento de próteses, cadeira de rodas e de banho, órteses, próteses e aparelho auditivo; foram entregues órteses, muletas e bengalas para pacientes que já haviam passado pela triagem da Central de Regulação. Inicialmente, a previsão era atender 50 pessoas. “Atendemos o dobro”, frisa Ivana.

A mesma felicidade e sensação de dever cumprido é partilhada pela diretora do Hemocentro/MT, Gian Carla. “Superamos todas as nossas expectativas; Sorriso atendeu nosso chamado para a doação de sangue e também realizamos o cadastro para a doação de medula óssea, esse que é um cadastro muito importante, responsável por salvar tantas vidas no país e pelo mundo”, comemora Gian ao destacar que inicialmente o Hemocentro aguardava 35 doadores de sangue e captou 93 doações. Já para a doação de medula a equipe tinha como meta formalizar 15 cadastros e chegou a 48; 100% a mais do que a meta inicial.

Gian destaca que a inciativa de interiorizar a captação para o cadastro de doadores de medula iniciou em 2019. “Antes disso os interessados tinham que se dirigir à Cuiabá; em 2019 iniciamos esse trabalho de ir para o interior”, diz; ação que ampliou  o número do banco de doadores.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio marchioro, exalta a importância de receber essas ações. “Receber aqui o “Ir para incluir” e chegar a números tão expressivos de atendimento demonstra que o cidadão sorrisense está preocupado com o outro, está sempre pronto na prática de boas ações como no caso do Hemocentro; ficamos muito felizes em ver esse resultado”, destaca.

“Também agradecemos muito a equipe do Cridac pelo carinho com que tratou cada um dos nossos pacientes; esse trabalho de vir para o interior e desenvolver ações como essa demonstra a humanidade com que o Cridac trata quem procura atendimento”, diz ao lembrar a dificuldade que muitos pacientes com sequelas ortopédicas enfrentam para viajar.

O prefeito Ari Lafin, que acompanhou de perto o trabalho do Cridac e do Hemocentro, também reforça a importância da ação. “Agradecemos o governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde de Estado, o Gilberto Figueiredo, por contemplar Sorriso com a iniciativa e estamos prontos para renovar a parceria com o Estado”, pontua.

A parceria

Para viabilizar o trabalho no interior, o Estado firma parcerias com as prefeituras, sempre por meio das secretarias de Saúde. Para Sorriso, o trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) resultou no recebimento do caminhão do Hemocentro e também da carreta do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac).

Imagens

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Cleiton Isidoro