PODER LEGISLATIVO

Inaugurada a Unidade Técnica Regional do MAPA em Sorriso

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro inaugurou nesta manhã (10) a Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA) em Sorriso.  

A vinda de um escritório do MAPA para o Município é uma demanda do Legislativo que se concretiza. O presidente da Casa, Iago Mella e os vereadores Maurício Gomes, Rodrigo Machado, Celso Kozak, Ademilson Sousa e Chico da Zona Leste participaram do ato. 

Na ocasião, o ministro assinou o termo de cooperação técnica para o funcionamento da UTRA e descerrou a placa de inauguração. A Unidade será responsável pelos serviços de controle de produção, garantia de qualidade e promoção do desenvolvimento regional de 50 municípios, em uma região que se estenderá do Xingu até Sapezal.

Para o ministro, a vinda da unidade técnica para Sorriso faz parte do processo de descentralização dos serviços do ministério. “Esta é a primeira unidade avançada do Estado, que irá fortalecer ainda mais a agricultura de Sorriso, que é um polo de desenvolvimento sustentável. Estamos avançando com as descentralizações para levar o Ministério mais perto das regiões produtoras, para que os processos sejam mais eficientes, dando mais competitividade a produção agropecuária do país” disse Fávaro.

Compuseram a comitiva do ministro, a senadora Margareth Buzetti, o secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e o superintendente federal de Agricultura e Pecuário de Mato Grosso, Maurício Munhoz Ferraz.

Estiveram presentes no ato, o presidente da AMPA, Irai Maggi, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, e os prefeitos de Sorriso, Ari Lafin; de Sinop, Roberto Dorner; de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz; e de União do Sul, Jacinto de Queiroz; e demais autoridades locais.  

Em seguida, a comitiva seguiu para o Sindicato Rural para o lançamento do Projeto Setorial de Promoção das Exportações do Farelo de Milho 2023/2025. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) cuja função é promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira em parceria com a União Nacional do Etanol de Milho (Unem).

Tags

Imagens

Texto: Fabiola Ost

Fotos: Elielton Blasius