Saúde

Hipertensa com suspeita de Covid-19 denuncia que saiu do Hospital de Campanha sem fazer o exame

Foto: Portal Sorriso

Uma mulher, de 53 anos, denuncia descaso e uma suposta conduta inapropriada de uma atendente do Hospital de Campanha de Sorriso (HC) - que funciona nas dependências do Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME). A moradora de Sorriso, que é hipertensa, afirma que apesar de o marido estar contaminado com o novo coronavírus e de passar mal na última sexta-feira (10), saiu da unidade sem ser submetida ao exame para detectar a Covid-19.

Segundo a mulher, tanto ela quanto o marido – que continua com Covid-19 – fazem parte do grupo de risco por terem hipertensão. Ela afirma que não estava bem de saúde na sexta-feira e, por isso, foi ao HC acompanhada do marido, mas ele não entrou na unidade.

Ainda segundo ela, uma mulher responsável por distribuir as senhas e inserir os nomes dos pacientes na lista de atendimento, “foi grosseira” e alegou que o atendimento seria priorizado aos idosos.

Apesar de explicar que não queria ser atendida antes de nenhum outro paciente e que apenas desejava passar pelo médico e fazer o exame quando fosse oportuno, a mulher declarou que teve o atendimento negado pela atendente, que alegou que a senhora "estava bem de saúde".

A filha da mulher que supostamente teve o atendimento recusado no Hospital de Campanha de Sorriso informou ao Portal Sorriso que a mãe dela não estava conseguindo se manter em pé. "Isso é inadmissível. Deixaram a minha mãe sentada num canto. Ela viu que o nome dela não foi colocado na lista. Ao ser questionada, a atendente [do HC] disse que a minha mãe era nova e estava muito bem de saúde e seria dada prioridade para os mais velhos. Apesar de ser uma senhora, minha mãe disse que não queria passar na frente de ninguém, mas precisava ser atendida porque o esposo foi testado positivo e não estava se sentindo bem”.

Ainda segundo ela, a atendente do HC foi grosseira com a mãe dela na tarde da última sexta-feira. “Essa moça foi desumana ao dizer: ‘eu quero ver quem vai fazer eu colocar o nome dela na lista. Ela não vai ser atendida aqui hoje’”.

A senhora de 53 anos teve a temperatura aferida no Hospital de Campanha, mas saiu do local sem saber se está com Covid-19. “Não fizeram o teste. Ela foi embora, depois passou na farmácia e se automedicou. Isso é uma vergonha. A gente, que mora nessa cidade há 29 anos, nunca sofreu um descaso desse. É um erro grave da administração. Como colocam um tipo de pessoa dessa para trabalhar? Até ontem, minha mãe estava com mal-estar e perdendo um pouco do olfato”, disse a filha, acrescentando que a mãe dela corre o risco de estar contaminada com Covid-19, mas sem o diagnóstico.

Outro lado

Procurada, a assessoria da Prefeitura de Sorriso informou que a mulher que reclamou do atendimento no Hospital de Campanha deve formalizar a denúncia por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 0638. Veja a nota enviada na íntegra logo abaixo:

A Secretaria de Saúde e Saneamento esclarece que todos profissionais são orientados ao acolhimento humanizado dos usuários, mas se por uma situação o usuário entender que não foi atendido como deveria, o mesmo poderá fazer uma ouvidoria narrando o ocorrido, que a situação será apurada. O número da Ouvidoria Municipal é 0800 646 0638, ou direto no site de Prefeitura de Sorriso (clique aqui).

Com relação ao atendimento à saúde nesse período de pandemia, a Secretaria reforça que abriu duas unidades para atendimento a Síndromes Respiratórias, uma no Bairro São Matheus e outra no Bairro Jardim Carolina. Além dessas, o Hospital de Campanha passou funcionar com atendimento 24 horas, disponibilizando quatro equipes médicas no período diurno, quatro equipes médicas no período noturno e duas equipes médicas atendem da meia noite até às 7h. Essas mudanças têm como objetivo atender a grande demanda nesse período crítico de pandemia e não deixar ninguém sem atendimento.

Também foi montado dentro do Hospital de Campanha um ponto de entrega do Kit covid-19, que é fornecido gratuitamente pela Prefeitura de Sorriso, trazendo agilidade aos pacientes que recebem a receita médica e já retira o medicamento. O Hospital de Campanha tem hoje 10 pacientes internados recebendo acompanhamento 24 horas, e realiza, em média, 200 atendimentos diários de pacientes com sintomas da Covid-19. A Secretaria não tem medido esforços para realizar o atendimento a todos que procuram presando sempre pelo atendimento humanitário e pela equidade.

Texto: Redação Portal Sorriso