Geral

Hemocentro de Cuiabá registra estado crítico no banco de sangue e busca por doadores

O Hemocentro de Cuiabá registrou estoque critico no banco de sangue e busca por doadores. O voluntário pode contribuir com a coleta fazendo o agendamento por meio do site da instituição ou pelos canais de atendimento.

Segundo a diretora do hospital, Gian Carla Zanel, o estado crítico é registrado nos tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-. Em estado de alerta estão os tipos B-, AB+, A+ e B-.

Além do agendamento online, o voluntário também pode marcar as doações pelo telefone (65) 98433-0624, por ligação ou mensagem, e no número fixo (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

 

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e faça uma alimentação saudável. Além disso, o voluntário não deve doar sangue em jejum. Os candidatos precisam ter a entre 16 a 69 anos.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres, podem dorar três vezes por ano, com um espaço de quatro meses.

Em cada coleta, é retirado, aproximadamente, 450 ml de sangue. É recomendado, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.