Polícia

'Guia espiritual' preso por abusar mulheres em terreiro é advogado e trabalha na Câmara de Vereadores em MT

O guia espiritual preso nesta terça-feira (5) acusado de abusar de pelo menos 7 mulheres em um terreiro localizado em Cuiabá foi identificado como Luiz Antônio Rodrigo da Silva, de 49 anos. De acordo com informações apuradas pelo Olhar Direto, Luiz é advogado e trabalha no cargo de controlador interno na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger (38 km de Cuiabá). 

O Olhar Direto entrou em contato com a casa apontada como sendo o local onde supostamente teriam acontecido os abusos. Uma atendente afirmou que o local pertence a Luiz. Quando questionada se ela tinha conhecimento das acusações e da prisão dele, a mulher respondeu que "foi pega de surpresa". A defesa do advogado na foi localizada. 

Ele teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela polícia em ação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá. As investigações iniciaram após as vítimas procurarem a Delegacia da Mulher de Cuiabá relatando os abusos sofridos. Segundo informações, o suspeito utilizava o Tik-Tok para atrair as vítimas para sua “tenda religiosa”, prometendo amparo espiritual.

No boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, as vítimas detalham os abusos. Segundo um dos relatos, o homem costumava utilizar de sua autoridade espiritual para cometer os abusos, como passar a mão sobre o corpo das vítimas, além de solicitar realização de chamadas de vídeo e que elas enviassem fotos nuas.

Outra vítima afirmou que, sempre que estava em atendimento, uma entidade incorporada por Luiz, identificada como Zé Pilantra, sempre passava as mãos pelo seu corpo e elogiava seus glúteos. Essa mesma mulher relatou ainda que numa conversa via WhatsApp, a entidade incorporada pelo advogado solicitou uma foto dela de calcinha, pois ele não sabia o que seria uma calcinha modelo fio dental.

Uma das vítimas abusadas por Luiz é uma garota menor de idade. Segundo o boletim de ocorrência, o abuso foi consumado em um motel de Cuiabá. As vítimas declararam, também, que Luiz possui duas mulheres de sua confiança, e que elas são suas amantes e sabem dos acontecimentos, assim como de todas as práticas que Luiz realiza com as mulheres.

O registro da ocorrência menciona que essas duas mulheres utilizaram essas informações para chantagear as vítimas. Segundo o B.O, uma dessas duas mulheres chegou a enforcar uma das vítimas por ciúmes do advogado.

À Polícia Civil, as autoras do boletim de ocorrência afirmaram que o número de vítimas pode chegar a 20. De acordo com elas, Luiz é conhecido por abrir muitos terreiros em curtos períodos de tempo e fechá-los à medida que as práticas de abusos são descobertas. As mulheres enfatizaram que não se sentem seguras devido ao fato de Luiz ser advogado e fazer ameaças contra elas. Por fim, disseram que desejam representar criminalmente contra o homem. 

A delegada titular da DEDM, Judá Marcondes, acredita que com a prisão do guia espiritual, novas vítimas devem aparecer. “Possivelmente, há outras vítimas que sofreram abusos durante supostos atendimentos espirituais e que serão encorajadas a fazer novas denúncias contra o investigado”, disse a delegada.