Geral

Frio em MT não deve ser passageiro e pode se intensificar

A semana iniciou com céu encoberto e baixas temperaturas, mudando completamente o ambiente em Cuiabá e em boa parte de Mato Grosso. E, conforme previsões meteorológicas da agência ClimaTempo, mato-grossenses podem preparar os casacos porque o frio vai continuar presente por mais algumas semanas, registrando mínimas de até 10 graus, já a partir do próximo domingo (18).

Com o avanço de uma frente fria vinda do sul pelo Centro-Oeste, as chances das temperaturas caírem significativamente aumentam, ganhando destaque por mais algumas semanas, com mínimas entre 10 e 18 graus. O próximo fim de semana, inclusive, tem tudo para ser o mais frio do ano até aqui. Pancadas de chuvas não devem ser frequentes no mesmo período.

No próximo domingo (18), a temperatura na capital pode marcar até 10°c durante a madrugada. Em Cáceres (MT), o frio do fim de semana também pode atingir os 10°C, segundo a mesma fonte de previsão, todavia, os termômetros podem descer ainda mais na quarta (14) e quinta-feira (15), onde é estimada uma mínima de 8°C. Previsão muito parecida é feita para Tangará da Serra (MT), com a diferença que a quarta-feira (14) pode marcar até 7°C.

Em Chapada dos Guimarães, cidade turística que é sinônimo de baixas temperaturas quando o frio chega em Mato Grosso, o fim de semana será até mais quente que Cuiabá, marcando mínima de 12°C no domingo (18), por exemplo. Porém, já a partir de quarta (14) a temperatura cai drasticamente e a cidade pode marcar até 6°C, seguindo a mesma toada na quinta-feira (15).

Em Rondonópolis, o ClimaTempo aponta uma mínima de até 8°C no próximo fim de semana, sobretudo no domingo (18). Já a partir de quarta-feira (14), os marcadores começam a cair até 9°, durante a madrugada, seguindo cerca de 48 horas em um clima bem diferente do habitual na cidade. Na sexta e sábado o calor ganha ligeira força, mas o frio novamente ganha o protagonismo no domingo.

Todos os indicativos apontam para que a realidade não mude na próxima semana, talvez com números não tão baixos, mas em uma realidade muito próxima de mínimas de 10°C, sobretudo na região centro sul do estado. Até o momento, não há qualquer indicativo apontando para geada, grande preocupação de produtores. O alerta, contudo, fica nas rodovias, já que a neblina se intensifica em regiões de serras e aumentam o risco das viagens.