Agronegócios

Frente fria traz chuva intensa e granizo ao Sul; Sudeste tem mudança drástica e Centro-Oeste 'ferve'

Confira a previsão do tempo para a última semana de setembro em todas as regiões do Brasil. Calorão ainda vai atormentar boa parte do país, mas frente fria avança pelo Sul e vai provocar mudanças drásticas nas condições do Sudeste.

Sul

A semana começa chuvosa na região Sul, devido ao avanço de uma frente fria, com um acumulado de precipitação entre 100 e 150 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e em torno de 80 mm no Paraná nos próximos dias. 

Há risco de queda de granizo e fortes rajadas de vento, que podem ultrapassar 40 km/h em áreas produtoras de trigo, milho e tabaco, principalmente. 

Deve-se prestar atenção à chuva volumosa, pois o solo ainda está com excesso de umidade, o que não descarta o risco de alagamentos e deslizamentos no Rio Grande do Sul. As chuvas, além de atrapalhar os trabalhos em campo, dificultam o manejo e o tratamento fitossanitário.

Sudeste

A onda de calor continua nesta semana em praticamente todas as áreas da região até quarta-feira (27), com as temperaturas máximas podendo ultrapassar 35 ºC nos quatro estados, aumentando o risco de incêndio. 

Na quarta-feira, o tempo muda, principalmente na faixa centro-leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais, por conta de um avanço de uma frente fria da região. Espera-se chuva na forma de temporais, com chance de fortes rajadas de vento (acima de 40 km/h) e queda de granizo, principalmente no cinturão verde da capital paulista. 

Com o avanço do sistema, a faixa leste de São Paulo deve registrar temperatura máxima de 35 ºC na quarta; e já na quinta-feira (28), a máxima deve girar em torno de 18 ºC.

Centro-Oeste

Nos próximos dias, o clima deve permanecer ensolarado e quente, com temperaturas máximas passando de 40 ºC em Mato Grosso e Goiás, potencializando novamente o risco de focos de incêndio em toda a região. 

Em Mato Grosso do Sul, porém, a tendência é de que o forte calor continue até terça-feira (26). Com o avanço de uma frente fria sobre a região Sul, um ar mais frio deve chegar, amenizando a situação e mantendo as temperaturas máximas entre 28 ºC e 30 ºC. 

O calor acima de 40 ºC em Mato Grosso tem prejudicado a semeadura da soja, devido ao solo quente e ressecado pela ausência de chuvas mais volumosas. A expectativa é de as chuvas chegarem no próximo fim de semana, com um volume entre 10 e 20 mm. Isso contribuirá para o desenvolvimento inicial da oleaginosa, mas ainda não resolverá a situação de déficit hídrico.

Nordeste

A semana será quente e ensolarada em grande parte da região. Nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, assim como no interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia, a situação de restrição hídrica persiste, com temperaturas máximas entre 39 ºC e 41 ºC. 

Essa condição, associada à ausência de chuvas, amplifica o risco de aparecimento de focos de incêndio. 

As chuvas previstas se concentram na faixa litorânea, centro-sul do Maranhão e sudoeste do Piauí, mas o volume esperado é baixo, em torno de 10 a 20 mm, na quinta-feira. Apesar de benéfica para o solo e pastagens, essa chuva ainda não é suficiente para repor a umidade adequada para o plantio de soja, que deve começar no início de outubro.

Norte

A onda de calor persiste, e as temperaturas máximas em todas as áreas devem se manter acima de 39 ºC, o que aumenta o risco de focos de incêndio, principalmente no Tocantins. 

Devido à combinação de calor e umidade, esperam-se chuvas mais volumosas no Acre e em Roraima entre sexta (29) e domingo (1º), com acumulados que devem ultrapassar 100 mm, causando transtornos aos trabalhos em campo e provocando alagamentos.