Agronegócios

Frente fria no Sul, tempo seco no Centro-Oeste. Confira a previsão

As temperaturas mínimas podem chegar a 5ºC em áreas do Sul neste início de semana. Há previsão de chuva de 60 mm distribuída nos próximos dias para a região. Já no Centro-Oeste, o tempo segue firme. No Norte, o Tocantins continuará sofrendo com a estiagem.

Veja a previsão do tempo para a semana que se inicia nesta segunda-feira (26) e o mapa com a mancha de precipitação estimada até o dia 1 de julho:

Sul

Chuva no Sul tempo chuvoso

Uma nova frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira (27 e 28 de junho) trazendo chuvas e levando um ar mais frio novamente para região. Contudo, não há riscos para geada nas áreas produtoras de grãos e cereais.

O acumulado de chuva deve ficar em torno de 40 mm na mancha azul do mapa acima, podendo chegar a 60 mm no extremo sul do mapa, na região de Santa Vitória do Palmar.

Temperaturas diminuem entre quarta e sexta-feira, com mínimas em torno de 5ºC a 8ºC nas áreas de baixada gaúcha, assim como de 10ºC em Santa Catarina e 13ºC no Paraná, com pequena chance de geada no dia na sexta-feira (30) nos pontos mais altos dos estados gaúcho e catarinense.

 

Sudeste

Chuva na costa do Sudeste

Semana de tempo mais firme em grande parte do Sudeste, favorecendo o manejo do solo e tratamento fitossanitário. As chuvas previstas se concentram somente na faixa litorânea, indicadas pelas manchas em azul do mapa. Os volumes podem chegar a 40 mm, principalmente no litoral paulista devido ao avanço de uma frente fria.

As temperaturas mínimas até diminuem nas áreas de baixada entre quinta-feira e sábado, ficando em torno de 10ºC a 12ºC, mas sem risco de formação de geada.

 

Centro-Oeste

Centro-Oeste tempo firme

Semana sem chuvas previstas para todo o Centro-Oeste devido a um anticiclone em médios níveis da atmosfera que produz o efeito de ‘bloqueio’ e inibe a formação de nuvens mais carregadas.

A amplitude térmica deve ser o fator predominante nos três estados, com a temperatura máxima podendo chegar a 35ºC com mínima de 18ºC em Mato Grosso. O tempo seco, associado às altas temperaturas, potencializa o risco para queimadas.

A falta de chuvas em Goiás (faixa leste, principalmente) e Mato Grosso (faixa sul) preocupa os produtores de milho segunda safra devido à restrição hídrica.

 

Nordeste

Nordeste

As chuvas devem se concentrar no norte do Maranhão e na faixa leste nordestina com volumes previstos em torno dos 80 mm no decorrer da semana. Isso acontece devido a atuação das ondas de leste, que levam umidade do oceano para essas regiões.

No entanto, a situação de estiagem persiste no interior da região, sem previsão de chuva para os próximos dias em boa parte da Bahia, do Piauí, centro-sul do Maranhão e interior de Pernambuco. Essa seca deve prejudicar as pastagens e lavouras de milho segunda safra que se encontram em fase de enchimento de grãos, principalmente as cultivadas em sequeiro, favorecendo também o risco de queimadas.

As temperaturas máximas podem chegar a 35ºC, principalmente no Maranhão, oeste da Bahia, no Piauí, Ceará e Pernambuco. Nesses estados, as mínimas ficam em torno de 20ºC.

 

Norte

Norte

A combinação de calor e umidade provoca chuvas na faixa norte da Região Norte no decorrer desta semana. Maiores volumes se concentram na faixa centro-norte de Roraima, com até 100 mm nos próximos dias na mancha amarela do mapa acima.

As temperaturas máximas podem chegar a 35ºC no Amapá, Pará e Tocantins, com mínimas em torno de 20ºC. No Acre e Rondônia, a máxima é de 30ºC e a mínima de 17ºC. Persiste a situação de falta de chuvas no Tocantins, o que deve impactar na produtividade do milho segunda safra, que se encontra em fase de enchimento de grãos.

Por lá, o solo se encontra ressecado, com umidade abaixo dos 30%, principalmente na faixa leste do estado. Por outro lado, o tempo firme favorece o avanço da colheita do café no Acre e em Rondônia.