Cultura

Fotógrafa que atuou em MT conquista “Oscar” da fotografia

Foto: Mídia News

A fotógrafa Emanuelle Rigoni, mais conhecida como “Manu”, que morou por 10 anos em Cuiabá, foi premiada em 1º lugar no concurso internacional Documentary Family Awards.

O concurso é considerado a maior premiação de fotografia da família do mundo. Neste ano, Manu foi a vencedora na categoria “Nada é melhor do que a vida real”, cujo julgamento ocorreu entre os dias 14 e 15 de outubro.

A foto premiada retrata uma mãe tomando banho com seu filho no colo. Em um abraço íntimo, o amor é a peça principal da imagem. Em preto e branco, a luz da janela coloca em foco o carinho entre mãe e filho.

“O menino estava com muito calor e a mãe decidiu dar um banho nele no chuveiro. É algo que eles fazem sempre juntos. Ficou uma foto linda, que tem muito sentimento, faz muito sentido para a mãe porque faz parte da vida deles”, conta a artista.

Apesar de inscrever trabalhos nesta premiação desde 2017, Manu disse que não estava esperando conquistar o primeiro lugar na categoria e foi pega de surpresa ao acompanhar o julgamento.

“Eu não esperava por isso mesmo. Esse prêmio é como se fosse o Oscar do nosso trabalho. Essa premiação é a maior do mundo e ficar em primeiro lugar foi maravilhoso. Não tenho nem como descrever. Já tinha ficado em terceiro lugar, sétimo, nono, mas nunca em primeiro”, afirma.

A fotografia de família

Manu explica que a fotografia documental de família consiste na captura de momentos do dia a dia. Com naturalidade, ela registra ações cotidianas da vida de um núcleo familiar.

“A fotografia documental de família é o que a gente conhece na nossa vida, que é o que a nossa mãe fotografou a vida toda na câmera digital, analógica, hoje nos celulares, que é o que acontece na vida familiar, mas sem direção”.

Para agregar o máximo de veracidade em seu trabalho, a fotógrafa busca manter o maior diálogo possível com os clientes para deixá-los confortáveis com a presença da câmera.

“Tento deixar o meu cliente o mais à vontade possível. Sempre converso muito com meus clientes, sempre sou curiosa em saber a história deles. Então enquanto estou conversando, estou fotografando”, diz.

Ela conta que costuma passar algumas horas com a família, às vezes toma um café da tarde junto e já aproveita para registrar o cotidiano.

“Esse momento que fiz junto com eles é o que faz fluir as fotos mais naturais. Sempre procuro pedir para que meu cliente me leve para algum momento real da vida. Me incluo nesse momento e fotografo, sem precisar necessariamente dirigir o que eles estão fazendo porque já faz parte da rotina deles”, expôs.

Mesmo morando em Recife (PE) há dois anos, Manu construiu uma base sólida de clientes em Mato Grosso. Por conta disso, sempre busca visitar Cuiabá a trabalho com frequência.

“Ainda continuo indo para Mato Grosso de dois em dois meses. Eu gosto muito de Mato Grosso, nem passa pela minha cabeça abandonar”, afirma.

Como tudo começou

Trabalhando profissionalmente com fotografia há 14 anos, Manu conta que a arte sempre foi presente dentro de casa. Desde criança ela tinha uma câmera na mão.

“Foi um caminho muito natural. Sempre fotografei desde criança, tive essa liberdade de pegar a câmera, gastar filme de 36 poses. Cresci e foi um caminho natural seguir para a fotografia”, relata.

Em Cuiabá, Manu se formou em Comunicação Social e chegou a atuar em agências de publicidade em paralelo com a fotografia.

Antes de seguir na fotografia de família, a artista trabalhava registrando eventos, como casamentos, aos fins de semana. Porém, ela começou a sentir a necessidade de se dedicar mais para o trabalho que lhe dava maior prazer.

“Chegou um momento em que eu não consegui mais fazer as duas coisas. No momento em que percebi que eu não conseguia dar mais o meu máximo na fotografia, que era a minha prioridade, segui trabalhando 100% com ela”, afirma.

 

Texto: Mídia News