Geral

Filhote de onça pintada entra em área de casa em comunidade de Sorriso

O filhote de onça pintada foi visto por moradores, nos arredores de uma fazenda, na comunidade Tropical (35 km centro da cidade). O animal foi visto na área de uma casa e não atacou ninguém. Moradores fizeram imagens e tentaram espantá-lo. A onça acabou voltando para a mata, não havendo necessidade de captura.

De acordo com o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização, Reinaldo Nunes, a equipe fez contato com os moradores da propriedade e foi informada que o animal havia retornado para a mata. “Não existia uma necessidade de ir ao local, ela continua no habitat dela. É importante destacar que se trata de um filhote, talvez com pouco mais de 1 ano e sabemos que eles convivem com a mãe até os 2 anos. Quando se depararem com um filhote, jamais tentem interagir ou capturar porque não é normal que a mãe abandone o filhote, ela sempre estará por perto. For um adulto, procure isolar a área e se afastar ao máximo do animal, deixando-o tranquilo e, caso ele ofereça algum risco, entre em contato com as forças de segurança”, detalhou. 

Ainda segundo Reinaldo Nunes, a situação considerada atípica, tem se tornado cada vez mais comum. “Nós estamos ocupando os espaços e derrubando as matas no intuito da produção da área agrícola, pastagens e recentemente uma área significativa foi alagada em função das usinas hidrelétricas que se instalaram aqui no Teles Pires.” 

“Ao mesmo tempo, são preservados pela imposição da lei os corredores ecológicos, que são as matas ciliares dos rios. Temos um corredor ecológico muito importante ao longo do Teles Pires, que tem ligação direta com o Lia, rio Verde, córrego Gonçalves e todos os outros rios que acompanham a bacia do Teles Pires. Nessas áreas de mata que estes felinos de grande porte habitam e transitam por ela, sabemos que são animais bastante territorialistas, que com poucas áreas para subsistência, acabam entrando em conflito pelo domínio dessas áreas e acabam transitando muito e, cada vez mais, os vemos se aproximando das cidades”, explicou o coordenador do NIF. 

Só Notícias/Ana Dhein com Lucas Torres, de Sorriso (foto: reprodução)