Geral

Filhote de cachorro-vinagre que estava internado após ser resgatado morre em hospital veterinário em MT

filhote de cachorro-vinagre que estava internado em estado grave no Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, morreu nessa quinta-feira (13). O animal foi resgatado perto da BR-163 em Nova Mutum, a 269 km da capital.

Segundo a diretoria do hospital, está sendo realizada a necropsia para saber a causa da morte e os resultados laboratoriais demoram cerca de 20 dias para ficarem prontos.

A diretoria informou que o quadro de saúde do cachorro-vinagre evoluiu muito rápido e como era um filhote houve o estresse do transporte do animal de Nova Mutum para Cuiabá.

Entenda o caso

Cachorro-vinagre é internado em estado grave em MT — Foto: Cedida

Cachorro-vinagre é internado em estado grave em MT — Foto: Cedida

A veterinária responsável pelo resgate, Stephanni Pimentel, contou que encontrou o animal andando sozinho às margens da rodovia e com suspeita de doença infecciosa. A veterinária disse que levou o filhote até a capital para ser atendido.

A espécie é ameaçada de extinção, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Conforme a veterinária, o animal foi encontrado na terça-feira (11) e levado para atendimento na quarta-feira (12).

De acordo com a professora responsável pelo setor de atendimento no Hovet, Sandra Helena Ramiro Correa, o contato do cachorro-vinagre com outros animais domésticos pode ocasionar em riscos à saúde dele.

"Muitas espécies silvestres encontram uma ameaça à sua saúde quando acabam tendo contato com animais domésticos. Esse filhote pode ter sido encontrado por moradores e se contaminado com doenças que acometem cães domésticos", afirmou.