Agronegócios

Exportação de carne suína em MT aumenta em 2023

As exportações brasileiras de carne suína aumentaram nos dois primeiros meses deste ano. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e foram divulgados no dia 8 de março.

O diretor-secretário da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grossso (Acrismat), Itamar Canossa, explicou que "Mato Grosso exporta pouco, mas a demanda externa mexe com o mercado interno".

Ainda de acordo com Canossa, além dos suinocultores receberem mais pelo animal vivo, o que ajuda a equilibrar os custos da criação, a busca externa pela carne brasileira auxilia na economia.

“O nosso principal comprador é a China, como sempre foi. Como a demanda interna chinesa vem crescendo continuamente, os próprios países da Europa barram essa exportação da carne para a China, por conta de doenças como a da peste suína africana", disse.

As exportações brasileiras aumentaram em volume e receita, nos dois primeiros meses deste ano — Foto: TV Centro América

As exportações brasileiras aumentaram em volume e receita, nos dois primeiros meses deste ano — Foto: TV Centro América

Para o diretor, a situação é diferente no Brasil justamente pelo fato do país ter um status quase 100% livre de doenças.

"É diferente no nosso país, que é um lugar sanitariamente com um status quase perfeito e livre de doenças e, portanto, apto a exportar e cobrir a demanda mundial, além de ser uma das carnes mais baratas produzidas no mundo”, explicou.