Geral

Exportação brasileira de café cresce 19% em julho

Em julho de 2023, no primeiro mês da safra 2023/24, as exportações de café do Brasil alcançaram 2,991 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 18,7% em comparação com as 2,521 milhões de sacas do mesmo período anterior.

Em termos de receita, houve um aumento de 5,2%, com as divisas subindo de US$ 596,9 milhões no ano passado para US$ 627,8 milhões neste ano.

Os dados foram divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O destaque foi para o aumento notável nas exportações de cafés canéforas, que incluem as variedades conilon e robusta.

Essas exportações tiveram um crescimento impressionante de 245,4% em julho em comparação com o mesmo mês de 2022, atingindo 505.153 sacas.

Foi o melhor desempenho para essa categoria em um único mês desde setembro de 2020.

Márcio Ferreira, presidente do Cecafé, destacou que o Brasil aproveitou as oportunidades de mercado e vantagens competitivas para impulsionar as exportações de cafés canéforas, especialmente para países como Vietnã e Indonésia.

As importações desses países asiáticos dos cafés brasileiros aumentaram substancialmente, com um aumento de 382,9% e 52,1%, respectivamente, nos primeiros sete meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.

Apesar desse aumento notável nas exportações de cafés canéforas, o cenário geral das exportações de café do Brasil no acumulado do ano ainda mostra uma queda de 14,7% em volume e 20,5% em receita cambial em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Isso é atribuído à menor disponibilidade do produto devido a safras menores em 2021 e 2022, juntamente com a queda nos preços internacionais.

Os Estados Unidos continuam sendo o principal importador de café brasileiro, seguidos pela Alemanha, Itália, Japão e Bélgica.

No entanto, merecem destaque as evoluções impressionantes nas exportações para os países árabes e a Ásia, incluindo a China, que se tornou o 13º principal comprador de café brasileiro.

O café arábica continua sendo a variedade mais exportada, representando 81,8% do total, seguido pelo café solúvel e pelos cafés canéforas.

Café de qualidade superior ou certificado de práticas sustentáveis compreende 16,3% das exportações totais, embora tenha registrado uma queda de 19,8% em relação ao ano anterior.

O Porto de Santos se mantém como o principal ponto de exportação de café do Brasil em 2023, seguido pelos portos do Rio de Janeiro e Paranaguá.

O desempenho positivo das exportações de café em julho reflete a capacidade do Brasil de se adaptar e capitalizar as oportunidades do mercado global de café.