Polícia

Ex-candidatos são alvos da operação contra atos em MT

Deflagrada nesta quinta-feira (15), a operação da Polícia Federal (PF) tem 20 alvos em Mato Grosso, suspeitos de envolvimento no financiamento de manifestações antidemocráticas no Brasil. Ao todo são 81 mandados de busca e apreensão em todo o país. Entre os alvos estão os ex-candidatos a deputado estadual Rafael da Silva Yonekubo e Adavilso Azevedo.

A PF divulgou que os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em apuração que tramita na Corte acerca dos bloqueios de rodovias após a proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022.

Além de Mato Grosso, as ordens também são cumpridas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal, tendo como alvos pessoas físicas e jurídicas identificadas pelas forças federais e locais de Segurança Pública.

Ainda segundo a Polícia Federal, apenas em Mato Grosso são cumpridos 20 mandados, a maioria de busca e apreensão e também de intimação para depor. O único mandado de prisão confirmado é no Espírito Santo. Conforme apurado pelo GD, entre os alvos está a empresa Olegario Transporte de Cargas Eireli, do empresário Alex Olegario da Silva, o ex-candidato Rafael da Silva Yonekubo (PTB), o ex-candidato a deputado estadual Adavilso Azevedo (PL) e a advogada Analady Carneiro.

Além desses são cumpridos 9 mandados no Acre, 2 no Amazonas, 1 em Roraima, 17 no Mato Grosso do Sul, 1 no Distrito Federal, 16 no Paraná e 15 em Santa Catarina.