Geral

Equipe da Vigilância Epidemiológica visita empresa para imunizar colaboradores

Cuidar. Prevenir e imunizar. Foi com esse objetivo que a equipe da Vigilância Epidemiológica esteve ontem, 12 de maio, na Nutribrás. Na oportunidade, foram administradas 70 doses de imunizantes de rotina e também contra a covid-19. A intenção, conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Kátia Dal Prá, é ofertar mais oportunidades para que a população possa buscar a imunização em locais e pontos alternativos.

“Temos a Sala Centralizada de Vacinas que atende junto ao PSF Central com horário estendido, das 7 horas da manhã às 19 horas, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia, indo além do horário comercial; porém há pessoas que atuam em horário diferenciado, então com ações como essa estamos ofertando mais oportunidades para a prevenção”, diz Kátia.

Além da Sala Centralizada, os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até às 19 horas com oferta do imunizante, nos dois últimos estão disponíveis todos os imunizantes de rotinaJá as vacinas contra a covid-19 ficam somente na Sala Centralizada e no PSF Nova Integração; mais um detalhe: a sala de vacinas do Nova Integração está aberta das 12 horas (meio-dia) às 18 horas, também de segunda a sexta-feira. O horário alterado se deve à reforma do prédio que está em andamento.

E a bivalente contra a covid-19? Sorriso já tem?

Sim, o Município tem a vacina bivalente contra a covid-19 e desde o dia 25 de abril as doses estão disponíveis para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais. Para aplicar a bivalente é preciso observar um intervalo de quatro meses da aplicação da última dose de qualquer imunizante contra a covid-19. Além disso, é preciso ter recebido no mínimo as duas primeiras doses do imunizante monovalente, ou, ter aplicado pelo menos qualquer vacina covid-19 monovalente como dose de reforço.

E como sempre é bom reforçar: a vacina bivalente e todos os demais imunizantes contra a covid-19, tanto adultos quanto pediátricos, ficam na Sala Centralizada de Vacinas junto ao PSF Central que atende das 7 às 19 horas e no PSF Nova Integração com imunizações das 12 horas (meio-dia) às 18 horas.

É preciso levar o cartão SUS, CPF e o cartão de vacinas. “Caso a pessoa não tenha mais o cartão de vacinas, outro é confeccionado na hora, mas o CPF é necessário apresentar”, explica a profissional.

Tags

Imagens

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Raphael Sllovinsk