Geral

Equipe da saúde irá aplicar vacina contra a gripe no CCI

Hoje o endereço da picadinha de prevenção contra a Influenza, a popular “gripe” é outro. A partir das 14 horas haverá uma equipe da saúde no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) para imunizar nossos idosos contra a gripe e também contra a covid-19, caso alguém tenha doses atrasadas da covid. Para a picadinha de proteção basta apresentar o CPF e cartão de vacinas; para quem não tiver cartão, o documento é confeccionado na hora.

O Município está ofertando a vacina contra a gripe desde terça-feira, 11 de abril. Diferente dos anos anteriores, qualquer pessoa que integre os grupos prioritários (confira abaixo), já pode procurar uma unidade de saúde para aplicação da picadinha. A imunização deve seguir até 31 de maio, segundo orientação do Ministério da Saúde. Até o momento o Município recebeu 3.160 doses que equivalem a 12% do total geral, estipulado em 26.344 doses, mesmo número de sorrisenses que espera-se imunizar.

Vacina todo dia 

Além de imunizar no CCI, as salas de vacina de todos os Programas de Saúde da Família (PSFs) estarão abertas e imunizando normalmente nesta sexta-feira, 14. Vale lembrar ainda que a sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. E tem mais: os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até às 19 horas com oferta do imunizante.

A vacina

A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada em dose única. Já crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina contra a Influenza (gripe) pode ser aplicada junta a outros imunizantes, inclusive o da covid-19.

Em 2016, Brasil recebeu a certificação da eliminação do vírus endêmico; tanto em 2016 quanto 2017 não houve registros da enfermidade. Em 2018, o país voltou a contabilizar casos; foram 9.325 confirmações. E entre 2019 a 2021 foram 30.17 registros.

Confira para quem as doses já estão disponíveis:

Pessoas de 60 anos ou mais

Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área)

Crianças (6 meses a 5 anos)

Gestantes

Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

Povos indígenas

Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação)

Pessoas com comorbidades

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso

Trabalhadores portuários

Forças de segurança e salvamento

Forças armadas

Funcionários do sistema de privação de liberdade

Serviço:

Imunização contra a gripe e a covid-19 hoje, 14 de abril no CCI a partir das 14 horas.

Vacina contra a gripe etapa única:

De 11 de abril a 31 de maio, o imunizante contra a gripe estará disponível em todas as salas de vacina. A Sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central e os PSFs Ana Néri e São Mateus ficam abertos até às 19 horas.

Levar CPF e cartão de vacinas; para quem não tiver cartão, o documento é confeccionado na hora.

 

 

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Arquivo Decom