Agronegócios

Entenda o risco comprar imóvel rural pela internet e sem corretor

Foto: Ilustrativa

O corretor é importante porque tem a missão de levantar a documentação. Entre os documentos essenciais estão a matrícula do imóvel, a certidão negativa de Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (IPTR) ,o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) e o cadastro de ambiental rural (CAR).

“Nós temos um departamento jurídico que faz um levantamento dessa áreas até para a gente não sofrer com a sobreposição de documentos. Então, tem que ser feita uma análise bem completa antes de oferecer um produto para que a gente não tenha problema e não cause problema para o futuro comprador”, disse a corretora rural em Mato Grosso Neiva Dalla Valle.

Outro passo importante é verificar se o dono da propriedade no papel está vivo e apto para assinar a transação. Caso contrário, pode ser um problema. “Geralmente é aquele senhor, antigamente as famílias eram grandes e o senhor faleceu e tem 15 filhos, 20 filhos. Aí você imagina para fazer um inventário com todo mundo de comum acordo para fazer essa divisão de terras”, explica o produtor rural Cleiton Santos.

Antes de adquirir o imóvel, é preciso também estar claro qual o percentual de área agricultável, de reserva legal e a área de preservação. No Pará, por exemplo, só é permitido plantar em 20% da propriedade ou 50% em caso de área consolidada. “Isso limita muito. Você ter que preservar 80% da área. Quero ver quem consegue?”, disse o presidente da Aprosoja Pará, Vanderlei Ataides.

Após ter a certeza que toda a documentação está correta, é hora de negociar o preço. É muito importante avaliar conservação da área, localização, topografia, tipo de solo. e hoje em dia, acesso a internet é fundamental. “Antigamente, a grande preocupação era se tinha luz. Hoje, as pessoas nem perguntam se tem luz. A preocupação é se tem internet. Tendo internet, o povo fica em qualquer lugar”, disse Ourique.