PODER EXECUTIVO

Empresários sulistas conhecem o “Sorriso em Números”

O panorama de Sorriso e da região está em debate novamente nesta manhã, 22 de junho. Empresários sorrisenses, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de uma pesquisadora paulista acompanham a apresentação do Sorriso em Números em andamento na sala de reuniões do Paço Municipal.

A intenção é apresentar Sorriso, bem como o eixo econômico formado ainda pelos outros 11 municípios que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires) a possíveis investidores. “E do mesmo modo apresentar a região litorânea de Santa Catarina e os eixos produtivos do Rio Grande do Sul a empresários sorrisenses”, pontua o consultor de negócios imobiliários, Cleber Neckel.

Para isso, o prefeito Ari Lafin, destaca a história de construção de Sorriso pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura.

Ari pontuou que se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, explica o prefeito.

O prefeito também detalhou a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, destaca o prefeito.

Para o empresário Nilo Ouriques, que atua diretamente na área imobiliária, a troca de experiencias possibilita um intercâmbio de negócios. “É um mercado em plena expansão”, reforça Rodrigo Bernardi, empresário do ramo urbanista.

Ari vem destacando o crescimento de Sorriso e da região médio-norte de Mato Grosso para vários grupos empresariais do país desde o início do ano. Hoje além de Ouriques, Neckel e Bernardi, participam do encontro Denival Bitencourt Reinaldo que atua na educação corporativa, o empresário sorrisense Paulo Freitas; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Cláudio Oliveira; o coordenador da Ouvidoria, Gilmar Ribas de Campos e a pesquisadora paulista Giselle Mendonça Abreu.

Esta é a sexta visita de Giselle à região. A pesquisadora está cursando doutorado em planejamento urbano pela Universidade da Califórnia em Berkeley. O foco da pesquisa de Giselle é o desenvolvimento e expansão urbana de Sorriso e também de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. 

 

Mais dados sobre Sorriso

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.

A média de crescimento anual nos últimos 30 anos, ultrapassa os 20%. Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB).

Tags

Imagens

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Cleiton Isidoro