Polícia

Empresário de Cuiabá é preso acusado de roubo de soja em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (7) a Operação Safe Agro, contra suspeitos de integrar uma associação criminosa que roubou 120 toneladas de soja, além de outros produtos agrícolas no estado. Um dos alvos é um empresário, morador de um condomínio de luxo, em Cuiabá.

Ao todo, são 18 mandados, sendo nove de prisão e nove de buscas. Além da Capital, são são cumpridos nos municípios de Nova Mutum, Campo Novo do Parecis e Matupá por equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Tangará da Serra.

As investigações da GCCO tiveram início em maio do ano passado, quando suspeitos armados roubaram uma fazenda, em Tangará da Serra, carregando quatro caminhões com 120 toneladas de soja produzidas no local.

Durante as investigações, a Polícia Civil apurou que parte dos suspeitos havia também participado de um roubo de defensivos agrícolas, em uma propriedade rural no mesmo município. Os suspeitos foram presos na Operação Ceres, deflagrada em maio do mesmo ano, quando foi apreendida uma arma de fogo e recuperadas cerca de cinco toneladas de defensivos agrícolas.

O empresário, de 57 anos, alvo da Operação Safe Agro já foi preso anteriormente pela GCCO, em setembro do ano passado, na Operação Safra 2, que desmantelou um grupo criminoso responsável pelo furto de cargas de soja e milho. A ação criminosa do grupo causou um prejuízo superior a R$ 16 milhões a empresas transportadoras e seguradoras ligadas ao agronegócio mato-grossense.

Outros alvos da operação são os suspeitos de render as vítimas durante o roubos; motoristas e proprietários dos caminhões utilizados para efetuar o transporte dos produtos roubados e os compradores da soja.

A Operação Safe Agro investigou também os responsáveis pelas empresas de fachada, que emitiam as notas fiscais com o intuito de conferir licitude às transações criminosas.

Flagrantes 

Policiais da GCCO apreenderam armas de calibre 38 e munições com alvos da Operação Safe Agro. São dois revólveres e quase 30 munições.