Agronegócios

Empaer e Programa Rural Sustentável – Cerrado promovem Dia de Campo em Nova Mutum

A Empaer em parceria com o Programa Rural Sustentável – Cerrado promoveram na terça-feira (24.05), o 1º Dia de Campo do Programa Rural Sustentável – Cerrado, em Nova Mutum (a 264 km de Cuiabá), com a participação de 40 pessoas entre acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), professores, produtores rurais, agentes do banco do Brasil e da cooperativa de crédito Sicredi.

A iniciativa é via cooperação técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como beneficiário institucional. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é responsável pela execução e administração do projeto.

Realizado na propriedade Nossa Senhora Aparecida do produtor rural Danrlei Ferraboli, o evento ocorreu das 8h às 13h, sendo organizado pelos técnicos da Empaer, Anderson Bays e Dionei Ribeiro 

O técnico Anderson Bays ministrou a palestra “Sistemas de integração Lavoura Pecuária Floresta – ILPF e Melhorias da Fertilidade dos Solos e aumento da produtividade”.

Na programação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade de 25 hectares durante um passeio guiado. Foram apresentados os sistemas de manejo e integração e as tecnologias sustentáveis implantadas.

Foto: Empaer

A família Ferraboli conduz a atividade de bovinocultura de leite, atualmente com 110 cabeças, processando o leite em seu laticínio no sistema pasteurizado conhecido como “barriga mole”, além da produção de queijos.

A monitora na microrregião III do IABS, Estela Maria Boscov, destacou que a propriedade é uma das 35 participantes do Projeto

Rural Sustentável – Cerrado via tecnologia em sistema de integração lavoura pecuária para produção de silagem com produção de milho e sorgo consorciado com capim para silagem e enfrentar o período da estiagem.

“A Empaer já atende a propriedade na assistência técnica e agregou conhecimento junto à palestra do técnico ao público presente. Tem sido uma parceria muito importante”.

Foto: Empaer