Política

Emanuel abre comitê para tratar de VLT/BRT e recusa convite de Mauro Mendes para reunião

Foto: Olhar Direto

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), confirmou em live realizada nesta quinta-feira (21) transmitida pelo Instagram do Olhar Direto, que não irá para a reunião técnica marcada pelo Governo do Estado para discutir a mudança de modal no Palácio Paiaguás, nesta sexta-feira (12). O emedebista anunciou que irá montar um próprio comitê para fazer estudos e análises técnicas para tratar do tema.

Durante a entrevista, Emanuel confirmou que a informação foi dada em primeira mão para o Olhar Direto e o grupo de estudos terá um prazo de 60 dias para entregar o relatório final, com informações que darão o que é mais viável para o trânsito da região metropolitana.

Emanuel confirmou que o presidente do grupo de trabalho será o secretário de Meio Ambiente, Juarez Samaniego. Farão parte dos estudos dois convidados da secretária de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, o engenheiro José Picolli, engenheiro que construiu o VLT no Rio de Janeiro, e o ex-secretário do Ministério das Cidades, José Ribeiro Generoso.

Esses dois últimos chegaram a integrar uma pasta própria do VLT, na época da construção do novo modal que seria usado na Copa do Mundo de 2014.  

Quanto ao encontro no Palácio, Emanuel foi enfático na entrevista ao afirmar que não atenderá ao convite e só irá enviar o ofício pedindo estudos da troca do modal da região metropolitana de VLT para o BRT.

“Eles definiram e não tem nem projeto. Querem nos chamar para discutir o que foi definido e nada foi discutido antes. Em virtude disso, vou responder. Estou criando um comitê de análise técnica para definição do transporte público do vale do rio Cuiabá. O governo foi convidado para indicar um membro assim como Várzea Grande também será convidado para participar. Na reunião de amanhã vou mandar o ofício e pedir que eles entreguem os estudos que fizeram mudar o modal”, disse o prefeito.
 
Além disso, Emanuel disse que terá reunião constante com o comitê municipal e que o grupo de estudos terá 60 dias para entregar o plano final dos trabalhos.