Geral

Em Sorriso, ministro inaugura 1.ª Unidade do MAPA no Estado

Acabou de ser inaugurada a primeira Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA) do Estado de Mato Grosso. O endereço da primeira UTRA do Estado fica na rua Marechal Cândido Rondon, n.º 2311, no bairro Bela Vista, na sede da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) de Sorriso. A inauguração da sede contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro.

Fávaro destacou que “a UTRA é ligada à Superintendência Estadual que por sua vez é ligada ao MAPA; todos os serviços ofertados pelo MAPA estarão em Sorriso com a presença da UTRA”. O ministro destaca ainda que a Unidade será responsável pelos serviços de controle de produção, garantia de qualidade e promoção do desenvolvimento regional de 50 municípios, em uma região que se estenderá do Xingu até Sapezal. “Esperamos em um futuro próximo abrir outras unidades como essa no Estado; queremos abrir uma na Região Sul, em Rondonópolis e em demais pontos estratégicos como aqui”, frisa Fávaro. 

 O ministro pontua que a meta é colocar o MAPA mais perto das regiões produtoras. “Esse processo teve início com o Blairo Maggi quando era ministro; na sequência Neri Geller também avançou e hoje estamos dando o start no processo de descentralização do Ministério com essa UTRA”, diz. Para Fávaro, ter uma unidade do Ministério perto garante agilidade nos processos e consequente ganho na competividade. 

 Já o prefeito do Município, Ari Lafin, destaca que a presença da UTRA e em especial do ministro para a inauguração demonstram a grandeza e o respeito do país pela região como um todo. Ari lembrou que Sorriso, localizada no “coração do Mato Grosso é a cidade brasileira com a maior produção agrícola”.

Somente nos 600 mil hectares de área produtiva de Sorriso, destacam-se commodities como soja, milho e algodão, com estimativa de produção – em toneladas – para a safra 20/21, de 2,1 milhões, 3,5 milhões e 167 mil, respectivamente, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). “Mas não somos só Sorriso; somos uma grande região produtiva e em amplo desenvolvimento com números muito maiores e que agora recebe esse olhar do MAPA”, pontua Ari.

A UTRA de Sorriso funcionará em espaço cedido pelo Município, na Semasa; e também contará com servidores cedidos pelo Município sob a direção do Auditor Fiscal Federal de Pecuária, Omar Roberto da Silva, que será responsável pela Unidade local.  

No evento, a senadora Margareth Buzetti pontua que veio trazer uma mensagem de confiança para a região. “O agronegócio brasileiro está no caminho certo, é um orgulho para todo o país; temos que trabalhar para um processo de desenvolvimento contínuo”.

Também acompanharam a cerimônia, o secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart; o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério, Roberto Perosa; o Superintendente Federal do Ministério em Mato Grosso, Maurício Munhoz; o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA). Iraí Maggi; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), José Luiz Fidelis; o vice-presidente da  Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Lucas Costa Beber; além do Auditor Fiscal Federal de Pecuária, Omar Roberto da Silva, que será responsável pela UTRA em Sorriso.

Prefeitos dos municípios vizinhos que serão atendidos pela UTRA como Roberto Dorner de Sinop; Miguel Vaz, de Lucas do Rio Verde e Claudiomiro de Queiroz, de União do Sul também acompanharam a cerimônia.

Os secretários municipais Jucélia Ferro (Assistência Social); Marcelo Lincoln (Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia); Marlon Zanella (Agricultura Familiar e Segurança Alimentar) e José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil); Hilton Polesello (Governo) e Estevam Calvo (Administração), também estiveram presentes.

Projeto Setorial de Promoção das Exportações do Farelo de Milho 2023/2025

Nesse momento, a comitiva está no Sindicato Rural para o lançamento do Projeto Setorial de Promoção das Exportações do Farelo de Milho 2023/2025. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) cuja função é promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira em parceria com a União Nacional do Etanol de Milho (Unem).

Produção de milho no país

De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no dia 13 de abril, com a entrada da fase final da colheita das culturas de primeira safra, a produção de grãos no Brasil no ciclo 2022/23 está estimada em 312,5 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de 40,1 milhões de toneladas quando comparada com a temporada 2021/22, o que configura uma alta de 15%.

Ainda, há um acréscimo também na área plantada: são mais 2,5 milhões de hectares, chegando a 77 milhões de hectares, o que equivale a 3,3% de área plantada em 2023. Os dados constam do 7º Levantamento da Safra de Grãos da Conab.