PODER EXECUTIVO

Em 2023, Sorriso realizou quase 100 vasectomias pelo Programa Mais Cirurgias

Desde que iniciou o Programa Mais Cirurgias, em 2017, Sorriso já realizou mais de 296 vasectomias, 118 somente de janeiro de 2022 a agosto de 2023, investimento de mais de R$ 360 mil.

De acordo com o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, desde a manifestação do interesse ao procedimento, o paciente passa por diversos profissionais, entre enfermeiro, psicólogo, assistente social, o próprio urologista e demais profissionais que formam uma equipe multidisciplinar.

“O paciente inicia todo o processo dentro da unidade de saúde próxima de sua casa, em que ele é encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para juntamente com a família passar por acompanhamento e receber as orientações necessárias para chegar à certeza da decisão”, destacou.

Luís Fábio ressalta que apesar de ser um procedimento simples e rápido, exige muitos esclarecimentos por ser considerado definitivo, no âmbito do planejamento familiar.

“Estamos falando de um método contraceptivo através de uma intervenção cirúrgica de esterilização, algo que necessita de uma decisão bem pensada e consciente do paciente”, frisa.

Vale ressaltar que, outros métodos contraceptivos também estão disponíveis de forma gratuita nas unidades básicas de saúde, como laqueadura, contraceptivo oral (comprimido), preservativos masculinos e femininos, DIU, e recentemente está em fase de testes um implante intradérmico, que foi aplicado em mulheres em situação de risco de saúde, social e psicológico com duração de 3 anos de efeito.

Os interessados em fazer vasectomia, devem procurar os PSFs e manifestar o interesse em realizar o procedimento. Com a nova Lei 14.443, a idade para realizar o procedimento reduziu de 25 para 21 anos.

Tags

Texto: Janaína Oliveira

Fotos: Divulgação