Economia

Economia brasileira encolhe no 2º trimestre e país entra em recessão técnica

A economia brasileira encolheu 9,7% no segundo trimestre deste ano em comparação ao período anterior, deixando o país em recessão técnica, de acordo com os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados na terça-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Recessão técnica é o termo usado para quando o PIB (Produto Interno Bruto) registra resultado negativo em dois trimestres consecutivos, o que não acontecia desde o final de 2016 no Brasil. O PIB foi influenciado pela pandemia de coronavírus, que levou governos a adotarem medidas de isolamento social para evitarem a transmissão do vírus.

Em valores correntes, o PIB do segundo trimestre totalizou R$ 1,653 trilhão. Este também é o pior resultado para a economia brasileira desde o início da série histórica, em 1996. 

No primeiro trimestre do ano, o PIB caiu 5,9% em relação a igual período de 2019. Nesta base de comparação, houve desempenho positivo para a Agropecuária (1,6%). Na Indústria (-6,5%) e nos Serviços (-5,9%) o desempenho foi negativo. Saiba mais aqui, no R7, site da Record TV.

Texto: R7