Geral

Eco Sorriso: Alunos visitam Depósito de Entulhos para aprender sobre sustentabilidade

Projeto “Lixo Zero” já é realidade em quatro escolas municipais de Sorriso

A terça-feira (26) foi dia de aprender fora da sala de aula para a turma do 4.º Ano A da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva. No roteiro, conhecer o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) de Sorriso.

“O objetivo da atividade foi conscientizar os alunos sobre o consumo e a produção de lixo”, comenta a professora Solange Teixeira, que trabalha a disciplina de Inglês. No entanto, as aulas vão muito além do “the book is on the table” e, mais que aprender vocabulário e conjugação do verbo “to be”, a escola toda vem, desde o início do ano aprendendo a gerir os resíduos nela gerados de forma sustentável. Para mostrar à turma o quanto é importante refletir sobre o tema, a aula especial contou também com a participação da professora Rosa Comiran, da servidora Graziela Paz e do coordenador Cláudio Henrique Farias Sobrinho.

Nem mesmo as aparas do lápis são desperdiçadas na eternidade dos aterros. A coleta seletiva faz parte da rotina de todos os alunos e servidores. As lixeiras que antes recebiam “de tudo” foram trocadas por pontos de coleta de recicláveis e os resíduos de alimentos agora alimentam o biodigestor que funciona na unidade, convertendo o que viraria lixo em gás de cozinha para produzir merenda escolar e em adubo para a horta da escola (sim, tem horta!).

A diretora da Leôncio, Rosenilda dos Santos, detalha que os resíduos alimentares excedentes são coletados pela equipe do programa Eco Sorriso e também são destinadas à compostagem. A rotina escolar foi alterada em todos os detalhes, complementa, informando que os copos descartáveis fazem parte do passado e a nova forma de “ser” escola inclui a utilização de copos, canecas e garrafinhas laváveis e, portanto, reutilizáveis.

A nova forma de pensar a destinação de resíduos, de eliminar a geração de “lixo” e de rever as necessidades de consumo perpassa todas as disciplinas de todas as turmas. “O objetivo é justamente este, imprimir uma nova cultura, modular um novo comportamento, que pode ser despertado na escola e, pouco a pouco, replicado na casa de cada um dos alunos, professores, diretores, coordenadores, zeladores, enfim de todos os integrantes da comunidade escolar”, aponta o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins. A organização é fundamental ao processo, tanto que a escola conta com um Comitê Lixo Zero.

Além da Leôncio, o projeto “Escola Lixo Zero”, que integra do programa Eco Sorriso, da Administração Municipal, está, desde o início do ano, sendo realizado nas escolas municipais Papa João Paulo II, Centro Municipal de Educação Básica Sorriso (CMEB), e Matilde Zanatta Gomes, unidade rural localizada no Assentamento Jonas Pinheiro.  Ao todo, contabiliza Diogo, participam da iniciativa 2.001 alunos e 85 funcionários, totalizado 2.086 pessoas sendo sensibilizadas com a verdade que “não existe um planeta B”.

A partir do projeto-piloto implantado nas quatro unidades escolares, a intenção é expandir o conceito “Lixo Zero” a todas as demais 16 escolas da rede de ensino do Município. “Sem dúvida, é um projeto inovador que vem contribuir diretamente no processo de educação, permitindo que toda a base curricular possa ser trabalhada à luz da sustentabilidade, além, é claro, de transformar ambientes e despertar novos comportamentos”, comenta a secretária de Educação do Município, Lúcia Drechsler.

Sobre o Eco Sorriso

O Eco Sorriso vem sendo desenvolvido pela Prefeitura desde 2019 e segue ampliando suas ações no Município. Atualmente, o programa contempla coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em 49 bairros; pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino; educação ambiental, além dos ecopontos para a entrega de recicláveis. Para sua viabilidade, o programa está integrado diretamente às secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Obras e Serviços Públicos (Semosp), e também compõe as ações da Controladoria Geral do Município (CGM).

Mais informações? Só conferir a página do Eco Sorriso: https://site.sorriso.mt.gov.br/ecosorriso.

DA ASSESSORIA