Saúde

Dois pacientes são intubados em Sorriso em uma tarde e falta de medicamentos de sedação preocupa

Foto: Portal Sorriso

Somente ontem à tarde, dois pacientes que foram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital de Campana de Sorriso precisaram ser intubados em virtude de problemas respiratórios, segundo o secretário de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro.

Para o chefe da pasta, além dos casos crescentes de coronavírus na cidade e da falta de leitos de UTI, tem gerado preocupação a falta de medicamentos de sedação nas unidades de saúde pública e particulares, – um problema que tem ocorrido em nível nacional devido à falta de matéria-prima.

A sedação é necessária se o paciente precisar ser intubado em virtude de complicações decorrentes do coronavírus e outras doenças. O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) relata que as Secretarias Estaduais têm tido dificuldade de abastecimento de sedativos desde o mês passado.

O secretário de Sorriso frisa que é preciso redobrar os cuidados de prevenção ao Covid-19. “O vírus é forte e agressivo, principalmente em pessoas com comorbidades”. Tais pacientes são aqueles que possuem alguma doença em conjunto com outra, como diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, entre outras.

Uma das medidas administrativas de Sorriso de combate ao coronavírus é o toque de recolher, que inicia hoje, das 22h às 5h.