PODER EXECUTIVO

Dia de Campo vai apresentar técnicas para fomentar cadeia leiteira

Aplicar corretamente as instruções repassadas pelas equipes técnicas e, com isso, agregar valor ao produto final por meio da certificação de produtos oriundos da bacia leiteira.

É com esse objetivo que a Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) realiza, nesta quarta-feira (27), o Dia de Campo Unidade Demonstrativa Sítio Via Láctea, em Sorriso.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir das 7h, no local do evento – lote 210 do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

Dentre os assuntos que serão abordados pelos especialistas estão; o manejo e a alimentação de gado leiteiro, boas práticas de ordenha e o caminho percorrido pelos pequenos produtores para assegurar um produto com certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf) e do Selo Arte, este último criado para atestar a qualidade dos produtos artesanais produzidos em Mato Grosso.

“Nesse encontro iremos demonstrar que é sim possível manter um alto padrão de qualidade independentemente da extensão de área da propriedade. Isso porque a questão da rentabilidade está diretamente atrelada a responsabilidade e respeito ao bem estar animal e alguns cuidados com o espaço no qual o produto é manuseado”, exemplifica a médica veterinária da Semasa, Marianna Pinto Sartori.

Responsável pela pasta, Marlon Zanella destacou a importância da bacia leiteira como fonte de geração de emprego e renda. Para ele, os programas desenvolvidos pela Administração Municipal têm potencializado ainda mais o setor.

“Quando conciliamos um suporte técnico especializado com a determinação do homem do campo o retorno vem de forma mais célere. Assim tem sido nas mais de 380 pequenas propriedades atendidas pelas equipes da Semasa”, afirma gestor em clara referência aos programas Horta Viva; Ave Caipira+ Leite; + Corte; + Peixe; VitaMel e; Frutifica.

O Dia de Campo Unidade Demonstrativa Sítio Via Láctea conta com apoio do Clube Amigos da Terra (CAT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), IDH Transforming Markets, Krapp Melhoramento Genético, Cooperativa Cresol e da Rede Rural Distribuidora.

Tags

Texto: Michel Ferreira

Fotos: Divulgação