PODER LEGISLATIVO

Desembargo Ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro está prestes a acontecer

Os vereadores Wanderley Paulo e Jane Delalibera, juntamente com o Poder Executivo e diversas associações do Assentamento Jonas Pinheiro, promoveram na noite de ontem (18), reunião com os parceleiros para confeccionar ata unificada entre os assentados afim de apresentar uma proposta à Advocacia Geral da União – AGU -  com objetivo do desembargo ambiental do assentamento.

Na oportunidade Wanderley Paulo, explicou a proposta da AGU para a solução do embargo ambiental e detalhou como será feito o procedimento. “ Estivemos na AGU para que ela ajudasse a resolver entre Incra e Ibama o embargo ambiental que o Assentamento Jonas Pinheiro enfrenta.  E a única proposta para solucionar de vez o embargo ambiental é aderir sistema de agroflorestais do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas – PRAD. Os sistemas agroflorestais são sistemas de produção que conciliam a recuperação da cobertura da cobertura florestal, com a produção de alimentos, podendo ser para o autoconsumo ou geração de renda da familiar”, detalhou.

A vereadora Jane Delalibera destacou a importância da regularização.“Viemos repassar as informações que recebemos da AGU aos agricultores sabemos que as mais de 400 famílias que aguardam a regularização da terra, precisam deste desembargo ambiental e desta vez trouxemos a única solução para a resolução deste problema ambiental”, pontuou.

O objetivo dos parlamentares é solucionar a vida dos parceleiros, tendo em vista que, atualmente todas as matrículas do Jonas Pinheiro estão sob um embargo ambiental e os produtores não conseguem realizar financiamentos como o Pronaf, (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), com este acordo o assentamento terá seu desembargo total, podendo assim já serem beneficiados com os programas do Governo Federal voltado para a agricultura familiar.

Após a explicações e mecanismo para a resolução dos problemas ambientais os presentes apoiaram a iniciativa e já aderiam a proposta assinando o  termo de adesão ao acordo.

Tags

Imagens

Texto: Claudia Sarubo

Fotos: Marcio Cavaletti