Educação

Deputada pede que Governo de MT prorrogue retomada de aulas presenciais

Foto: Ilustrativa

A deputada Janaina Riva (MDB) esteve em uma reunião com os secretários Mauro Carvalho e Alan Porto, da Casa Civil e Educação, para pedir a prorrogação da retomada das aulas presenciais em Mato Grosso. A retomada está prevista para ocorrer no dia 7 de junho, em sistema híbrido.

Janaina argumenta que os números de infecções e mortes por covid aumentaram de forma significativa e defende que a vacinação dos professores seja realizada antes da volta às aulas.

Tem uma 3ª onda que a gente já sente com a lotação de UTIs em Mato Grosso, dificuldade com vaga. Você consegue sentir que realmente está acontecendo aumento de casos, tudo isso exige cautela. O que nós pedimos é que seja feita uma nova portaria, onde leva em consideração a 3ª onda, ausência de vacinas e prorrogue a retomada das aulas”, disse Janaina.

A deputada afirma que os professores até poderiam voltar às salas, mas desde que os alunos permaneçam em casa. Após a vacinação dos profissionais da Educação, os alunos poderiam voltar às aulas.

VETO DA VACINA

Janaina também afirmou à imprensa que o veto do governador Mauro Mendes (DEM) sobre a obrigatoriedade de vacinar os professores como condição para a retomada das aulas deve ser derrubado. O veto já foi derrubado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser colocado em plenário nesta quarta-feira (26).

VOLTA ÀS AULAS 

O anúncio da retomada das aulas foi feito na última quinta-feira (20) pelo secretário de Educação, Alan Porto. Os alunos vão precisar revezar e serão separados entre grupo A e grupo B. Os alunos irão estudar uma semana na escola e, na semana seguinte, os alunos voltam às aulas online e o grupo B vai para a escola.