PODER LEGISLATIVO

Demanda por cirurgias de laqueadura e vasectomia pelo SUS é atendida pelo Executivo

O planejamento familiar é direito de todo o cidadão e, visando garantir a realização de procedimentos contraceptivos para todos, o vereador Leandro Damiani (PSDB) fez duas indicações (nº 125/23 e n° 643/2023) para que o Executivo compre cirurgias de laqueadura e vasectomia, demanda que foi atendida pela Prefeitura de Sorriso. Os procedimentos foram adquiridos pelo Município por meio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires.

“Venho cobrando e destinando recursos em minhas emendas para zerar as filas de espera por cirurgias eletivas na saúde pública, entre elas estão a laqueadura e vasectomia. Fico feliz em ver que a Administração atendeu mais essa solicitação de grande envergadura social, uma vez que possibilita o planejamento familiar aos casais de baixa renda, oferecendo uma cirurgia segura, confiável e gratuita”, explica Damiani.

O parlamentar explica que, para que o paciente, mulher ou homem, possa realizar alguma dessas cirurgias, eles precisam passar por vários passos. “O processo todo inicia no PSF com a consulta inicial e segue para o SAE para orientações com diversos profissionais, entre enfermeiro, psicólogo e assistente social. Após isso, o processo segue para atendimento com equipe médica”, pontua.

Damiani ressalta a importância de o paciente comparecer em todas as etapas agendadas pela equipe da saúde. “Somente na semana passada, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), 12 dos 35 pacientes agendados para consultas de planejamento familiar, não compareceram. O número de faltantes ultrapassa os 34% de agendados. Se a pessoa não vai e não avisa, o horário que poderia ter sido repassado para outra não é preenchido, consequentemente a fila não anda”, frisa.

Tags

Texto: Bianca Arruda