Polícia

Defesa diz que acusado de matar 7 em Sinop foi vítima de “chacotas” e cumpriu papel de “chefe de família”

A defesa de Edgar Ricardo Oliveira, acusado pela morte de sete pessoas em um bar no bairro Jardim Liboa, em Sinop, entregou as alegações finais no processo movido pelo Ministério Público do Estado (MPE). A chacina ocorreu em fevereiro deste ano e vitimou Maciel Bruno de Andrade Costa, Orisberto Pereira Sousa, Elizeu Santos da Silva, Getúlio Rodrigues Frazão Júnior, Josue Ramos Tenorio, Adriano Balbinote e Larissa de Almeida Frazão (12 anos).

No documento entregue à Justiça, a defesa argumentou que o réu cometeu os assassinatos após ser provocado por “chacotas” das vítimas e que agiu conforme seu papel de “chefe de família”. Segundo a defesa, as vítimas – com exceção da criança – provocaram Edgar, fazendo comentários maldosos sobre seus últimos relacionamentos. Ainda segundo a defesa, em um determinado momento, as vítimas teriam zombado da relação atual de Edgar, questionando se sua esposa realmente estaria grávida dele.

“Feitas as considerações acima, é evidente que o acusado estava apenas exercendo o seu papel de chefe de família e defendendo a honra da sua esposa após ser alvo de diversas “chacotas” por parte das vítimas”, diz trecho do documento, divulgado pelo portal Gazeta Digital. Com o encerramento da instrução processual, a Justiça de Sinop irá decidir se o réu irá a júri popular. 

Conforme Só Notícias já informou, Edgar foi denunciado pelo Ministério Público por sete homicídios qualificados (motivo torpe, emprego de meio cruel, por meio que resultou perigo comum e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima), furto qualificado e roubo majorado. Ele está preso e deve responder ainda por mais uma qualificadora, por ter matado vítima menor de 14 anos. O outro envolvido, Ezequias Souza Ribeiro, morreu em confronto com a polícia.

Na denúncia do MP, consta que Edgar Oliveira, acompanhado de Ezequias Ribeiro, apostou dinheiro em jogos de sinuca em um bar, perdeu cerca de R$ 4 mil para Getúlio Rodrigues Frazão Júnior. Então, Edgar retornou ao estabelecimento acompanhado de Ezequias e “chamou a vítima Getúlio para novas partidas de sinuca, também com aposta em dinheiro, ocasião em que perdeu novamente e, de inopino, jogou o taco sobre a mesa, verbalizou com seu comparsa Ezequias que, de imediato, sacou uma arma de fogo e rendeu as vítimas, encurralando-as na parede do bar, enquanto Edgar se dirigiu à camionete e se apossou de uma espingarda”.

Em seguida, Edgar seguiu em direção às vítimas e efetuou o primeiro disparo contra Maciel Bruno, tendo, na sequência, realizado o segundo tiro em desfavor de Orisberto, enquanto o comparsa Ezequias disparou contra Elizeu. Edgar efetuou mais dois disparos, acertando Getúlio e Josue. Adriano e a adolescente Larissa tentaram correr e também foram atingidos por ele. As vítimas Maciel Bruno e Getúlio também foram alvejadas por Ezequias quando já estavam caídas no chão.

Para a promotora de Justiça Carina Sfredo Dalmolin, os crimes foram cometidos por motivo torpe, “impulsionado pelo sentimento de vingança em razão de perder aposta em jogo de bilhar”, e praticados por meio cruel, “tendo em vista que foram efetuados disparos de espingarda calibre 12, arma de elevado potencial lesivo e causadora de múltiplas lesões simultâneas, e também pistola calibre .380, sendo as vítimas atingidas uma a uma, a maioria a curta distância, o que revela uma brutalidade fora do comum e a ausência de elementar sentimento de piedade”.

Ainda conforme a denúncia, “os delitos foram perpetrados por meio que resultou perigo comum, visto que o denunciado Edgar efetuou disparos de armas de fogo em estabelecimento comercial com várias pessoas, bem como em direção à rua, colocando em risco número indeterminado de pessoas”, e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas, uma vez que efetuou disparos de arma de fogo enquanto as vítimas estavam rendidas e encurraladas ou correndo (sendo atingidas pelas costas).

“Após o assassinato das vítimas, o réu Edgar Ricardo de Oliveira e Ezequias Souza Ribeiro (falecido) subtraíram a quantia em dinheiro que estava sobre a mesa de sinuca do estabelecimento comercial, referente à aposta do jogo feita com a vítima Getúlio”, narrou a promotora de Justiça, acrescentando que Edgar ainda ordenou ao comparsa que pegasse o dinheiro, tendo ele subtraído a bolsa com o celular e os pertences pessoais de Raquel Gomes de Almeida, que estava no local. Em seguida, os homens fugiram em uma camionete S-10 branca.

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Ana Dhein)