Geral

Damiani defende a descentralização da saúde pública em Mato Grosso

O candidato à deputado estadual Damiani da TV (PSDB) tem na saúde pública o seu foco principal de trabalho. Isso por exemplo foi um dos grandes motivos pela sua votação histórica ao cargo de vereador pelo segundo mandato em seu município, Sorriso, onde obteve impressionantes 3.340 votos.

Em sua opinião, o estado precisa investir na descentralização dos atendimentos e evitar o deslocamento de pacientes dos municípios do interior para a capital do estado, Cuiabá. “Nós temos tanto estrutura pública como prestadores de serviço particular em diversos municípios do estado. O governo poderia dotar as estruturas públicas de condições de atendimento com máquinas e profissionais, bem como, onde não houver,credenciar prestadores de serviço privado que possam atender, por um preço justo, os pacientes do Sistema Único de Saúde, no próprio município onde ele reside”, explicou.

Damiani revela vários exemplos positivos e que podem ser expandidos pelo estado, como por exemplo, o Hospital Hilda Strenger Ribeiro, que foi um investimento de empresários e médicos em Nova Mutum, que conseguiram o credenciamento junto ao governo do estado e hoje atendem toda a região médio norte com serviços gratuitos custeados pelo SUS. “Não só o governo do estado, que hoje conta com leitos de UTI nesse hospital, mas os municípios também compram os mais variados procedimentos nesse local. Isso evita grandes deslocamentos de pacientes, e com isso menos sofrimento e mais conforto a quem já se encontra em tratamento de algum problema de saúde”, afirmou.

Ele acrescenta que quase todos os municípios possuem alguma estrutura de saúde, seja pública ou privada, e que há a necessidade de se fazer um diagnóstico do estado inteiro e encontrar a melhor solução. “Mas como eu já exemplifiquei, dá pra fazer e nós sabemos como fazer. Com apoio do governo do estado e do Ministério da Saúde, vamos buscar soluções desse nível para todos os matogrossenses”, informou, lembrando ainda, que essa descentralização ajuda muito a população da baixada cuiabana, que terá sua estrutura de saúde pública desafogada para atender melhor seus moradores, ou seja, “é uma ação que só tem lado bom”, complementa.

Em municípios e regiões que possuem hospitais públicos, a ideia é ampliar os serviços, estruturando essas unidades de saúde, como por exemplo, centros de hemodinâmica, que Damiani, como vereador, já solicita desde o ano passado, para o Hospital Regional de Sorriso. “Não dá pra aceitar um paciente ficar um mês internado pela falta de um exame de cateterismo, porque só faz em Cuiabá. O paciente sofre e o hospital fica com o leito ocupado. Isso eu conheço de perto, faz parte do meu dia-a-dia, e como deputado lutarei para melhorar essas situações, que na minha humilde opinião, só dependem de alguém que corra atrás para viabilizar. Tenho certeza de que o Governador e o Ministro da Saúde pensam da mesma forma, porque quem ganha é a população”, declarou. 

 

Foto: governador-ari-damiani

Legenda: Damiani, juntamente com o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, em reunião com o governador Mauro Mendes, em março deste ano, defendendo a estruturação de mais serviços para o Hospital Regional de Sorriso

 

Autor: Assessoria de Imprensa