Geral

Cuiabá sofre com agosto mais quente em 62 anos; temperatura média se aproxima de 38ºC

Cuiabá sofre com o agosto mais quente em 62 anos, desde que as medições do Instituto Nacional de Meteorologia passaram a ser registradas. Somente nos 16 primeiros dias de agosto de 2023, a média da temperatura máxima na Capital é de 37,2ºC. 

Na primeira medição, em 1961, a temperatura média para o mês foi de 36,3ºC. Já a menor temperatura média foi registrada no ano de 1978, na casa dos 31,4ºC.

As condições extremas de temperatura são agravadas pelo fenômeno El Niño, cuja principal característica é o aquecimento anômalo e persistente da temperatura da superfície do mar na região do Oceano Pacífico Equatorial.

As previsões dos modelos climáticos globais indicam mais de 90% de probabilidade de que o de El Niño continue a se manifestar pelo menos até o final do ano.

De acordo com o Inmet, na Região Centro-Oeste, a principal consequência do El Niño é o aumento da temperatura e o aumento da probabilidade de queimadas durante o período seco, principalmente no inverno e início da primavera.

Historicamente, os meses de agosto, setembro e outubro já são os mais quentes em Cuiabá. Aliada às altas temperaturas, a baixa umidade do ar aumenta os riscos à saúde e ao meio ambiente nesse período do ano. 

Na terça-feira (15), a Capital registrou as primeiras gotas tímidas de chuva em 90 dias. A expectativa, porém, é de que a chuva não volte a cair até o fim do mês.

TEMPERATURA 

As temperaturas máximas, conforme o Inmet, não devem ser menores que 37ºC até o fim do mês. O maior pico de temperatura é aguardado para o dia 21 de agosto, quando os termômetros podem chegar à casa de 41ºC.

A menor temperatura mínima, por sua vez, deve ser registrada no dia 25, na casa de 21ºC. Ao longo da próxima quinzena também serão registradas mínimas entre 23ºC e 26ºC.