Saúde

CRM diz que Hospital Regional de Sorriso não isola pacientes com Covid-19; Secretaria nega

Foto: Portal Sorriso

Relatório de fiscalização feita pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM) no Hospital Regional de Sorriso supostamente detectou que pacientes com a covid-19 e pacientes com outros tipos de enfermidade estão internados na mesma ala da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) afirma que essa informação não procede.

“Pelo relatório, o nosso médico fiscal alega que Sorriso não tem condições de receber pacientes na UTI porque é uma UTI única e os pacientes estão sendo internados juntos, tanto da covid como de outras patologias”, disse a presidente do CRM, Hildenete Monteiro Fortes, em entrevista por telefone ao GD na manhã de segunda-feira (12).

Segundo a presidente do Conselho, essa fiscalização foi feita na última semana e na ocasião foi esse o cenário que o médico fiscal encontrou. Cabe ressaltar que em nota informativa divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Hospital Regional de Sorriso está listado com 100% de ocupação dos leitos de UTIs para pacientes com covid-19. Dos dois leitos de UTI pactuados, ambos estavam ocupados.

Na última semana, o secretário de Saúde de Sorriso Luis Fábio Marchioro disse que na região já não há leitos de UTI para pacientes com covid-19 tanto no Hospital Regional, quanto em qualquer outra unidade. “Essa informação nós temos conhecimento há muito tempo, desde o início da pandemia. Apenas agora quando você pede uma vaga para internar um paciente nós não temos vaga aqui na nossa região, nem no Hospital Regional de Sorriso, nem no Hospital Regional de Sinop. Nós precisamos de mais leitos de UTI”, explicou.

O município registrou até ontem, conforme a SES, 153 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo que 45 pacientes ainda estão em monitoramento, 106 já se recuperaram e dois óbitos foram causados pela doença.

Outro lado

Por meio de assessoria, a SES informou o seguinte:

Nota de Esclarecimento sobre o Hospital Regional de Sorriso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que não procede a informação de que há pacientes de UTI para Covid-19 junto com pacientes de outras enfermidades no Hospital Regional de Sorriso. A Secretaria informa que, dos 10 leitos de UTI na unidade, dois são destinados exclusivamente para pacientes com coronavírus.

O órgão estadual pontua que esses dois leitos para atender demandas específicas da Covid-19 ficam isolados dos demais (leitos gerais); eles também ficam longe um do outro, em lados opostos, dentro da Unidade de Terapia Intensiva.

Na sala onde fica cada leito, há ainda uma ante sala que fica fechada; ou seja, antes de chegar em cada UTI específica para Covid-19, é necessário passar por duas portas.

É importante ressaltar que devem ser abertos nas próximas semanas outros 10 novos leitos de UTI no hospital, conforme anunciado na quinta-feira (11). A medida, em parceria com o Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires e prefeitura foi possível porque o Governo do Estado melhorou os valores pagos pelas Unidades de Terapia Intensiva.

Texto: Eduarda Fernandes/Gazeta Digital (GD)