Geral

COP 28: Mato Grosso vai defender produção sustentável

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, reafirmou o compromisso do estado em ser um exemplo de produção agropecuária sustentável durante a participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontecerá em Dubai. Miranda destacou que Mato Grosso busca dobrar sua produção sem recorrer a desmatamentos ilegais.

Em entrevista ao programa Agora na Capital, da Rádio Capital FM, o secretário enfatizou que Mato Grosso comparece à COP 28 para exigir e não ser cobrado, argumentando que o estado é o maior produtor de soja, milho, algodão, gergelim e bovinos do Brasil, preservando 62% de seu território, com 40% dessa preservação ocorrendo em propriedades privadas.

Miranda ressaltou a existência de 10 a 11 milhões de hectares de pastagem degradada no estado, prontos para serem incorporados à agricultura sem a necessidade de desmatamento adicional. Ele defendeu o cumprimento do Código Florestal, que permite o desmatamento de 20% da propriedade, e criticou a ideia de desmatamento zero, argumentando que os produtores que preservam devem ser remunerados por esse ativo ambiental.

O secretário destacou que Mato Grosso experimentou um notável crescimento industrial em 2022, impulsionado pela industrialização de produtos primários, como soja e milho. Ele ressaltou o sistema econômico do estado como um modelo ganha-ganha, beneficiando o meio ambiente, o estado, os produtores e os trabalhadores locais.

“Mato Grosso tem muito a mostrar e a ensinar ao mundo na COP 28”, concluiu César Miranda.

Conferência da ONU

A COP 28 ocorre de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. Comitiva do Governo de Mato Grosso, liderada pelo governador Mauro Mendes, compõe a delegação brasileira.

Farão parte da comitiva do Governo de Mato Grosso os secretários de Estado César Alberto Miranda (Desenvolvimento Econômico), César Augusto Roveri (Segurança Pública), Mauren Lazarreti (Meio Ambiente), o secretário adjunto Executivo de Meio Ambiente, Alex Sandro Antônio Marega, a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto Copetti, o secretário adjunto de Mídias Dirigidas da Secretaria de Estado de Comunicação, Lucas Rodrigues, e a secretária adjunta de Jornalismo, Carol Sanford.